REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

DSpace Repository

A- A A+

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL

Show full item record

Title: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE PRÁTICAS COM ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
Author: CHAVES, Taniamara Vizzotto; ZAMBRANO, João
Abstract: O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199336
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
IFFAR - Reflexõ ... vulnerabilidade social.pdf 165.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar