dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pozzebon, Eliane |
|
dc.contributor.author |
Costa, Christian Miranda da |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-12T17:01:30Z |
|
dc.date.available |
2019-07-12T17:01:30Z |
|
dc.date.issued |
2019-07-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197538 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A astronomia é uma das áreas das ciências da natureza quem tem como objetivo estudar
corpos celestiais, com o fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e
seu movimento. Sendo uma matéria aplicada no ensino fundamental nos anos inicias, os
docentes vêm procurando formas mais interativas de aplicar, buscando novas formas de
ensinar um conteúdo tão abstrato. Assim, o presente trabalho tem como objetivo buscar
aproximar a ciências da natureza com o aluno através da tecnologia, trazendo Realidade
Aumentada como meio facilitador para a compreensão de conteúdos abstratos como a astronomia. Desta forma, será mostrado a aplicação e elaboração de um projeto que utiliza
um aplicativo móvel com realidade aumentada para ensinar alunos dos anos iniciais do
ensino fundamental, visando aumentar a interação e motivação dos alunos, contribuindo
para o processo de aprendizagem. Esta pesquisa aplicada é de caráter exploratório, tendo
como análise de dados qualitativa, aplicado com 14 alunos na escola Rio dos Anjos e 20
alunos na escola Nova Divinéia, ambas sediadas no município de Araranguá no estado
de Santa Catarina. Os resultados obtidos foram positivos e promissores de acordo com
a avaliação do autor-pesquisador, comprovado por questionários aplicados antes e depois
da aplicação e depoimentos dos alunos. Estes resultados demostram que 99% dos alunos concordam que é mais interessante e divertido aprender astronomia com realidade
aumentada. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Astronomy is one of the areas of the sciences of nature that aims to study celestial
bodies, in order to situate them in space and time and explain their origin and their
movement. Being an applied subject in elementary education in the early years, teachers
have been looking for more interactive ways of applying, seeking new ways of teaching such
abstract content. Thus, the present work has as objective to try to approach the sciences
of the nature with the student through the technology, bringing Augmented Reality like
means facilitator for the understanding of abstract contents as astronomy. This work will
show the application and elaboration of a project that uses a mobile application with
augmented reality, to teach students from the beginning of elementary school, aiming
to increase the interaction and motivation of the students, contributing to the learning
process. This applied research has an exploratory character, having as qualitative data
analysis, applied with 14 students in the Rio dos Anjos school and 20 students in the
Nova Divinéia school, both located in the municipality of Araranguá in the state of Santa
Catarina. The results were positive and promising according to the evaluation of the
author-researcher, evidenced by questionnaires applied before and after the application
and student testimonials. These results show that 99% of students agree that it is more
interesting and fun to learn astronomy with augmented reality. |
pt_BR |
dc.format.extent |
97 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Realidade Aumentada |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade Aumentada na educação |
pt_BR |
dc.title |
Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Oliveira, Marlon |
|
dc.contributor.advisor-co |
Oliveira, Marlon |
|