Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental

Show full item record

Title: Aplicações de Realidade Aumentada no Ensino de Astronomia nas Escolas de Ensino Fundamental
Author: Costa, Christian Miranda da
Abstract: A astronomia é uma das áreas das ciências da natureza quem tem como objetivo estudar corpos celestiais, com o fim de situá-los no espaço e no tempo e explicar sua origem e seu movimento. Sendo uma matéria aplicada no ensino fundamental nos anos inicias, os docentes vêm procurando formas mais interativas de aplicar, buscando novas formas de ensinar um conteúdo tão abstrato. Assim, o presente trabalho tem como objetivo buscar aproximar a ciências da natureza com o aluno através da tecnologia, trazendo Realidade Aumentada como meio facilitador para a compreensão de conteúdos abstratos como a astronomia. Desta forma, será mostrado a aplicação e elaboração de um projeto que utiliza um aplicativo móvel com realidade aumentada para ensinar alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando aumentar a interação e motivação dos alunos, contribuindo para o processo de aprendizagem. Esta pesquisa aplicada é de caráter exploratório, tendo como análise de dados qualitativa, aplicado com 14 alunos na escola Rio dos Anjos e 20 alunos na escola Nova Divinéia, ambas sediadas no município de Araranguá no estado de Santa Catarina. Os resultados obtidos foram positivos e promissores de acordo com a avaliação do autor-pesquisador, comprovado por questionários aplicados antes e depois da aplicação e depoimentos dos alunos. Estes resultados demostram que 99% dos alunos concordam que é mais interessante e divertido aprender astronomia com realidade aumentada.Astronomy is one of the areas of the sciences of nature that aims to study celestial bodies, in order to situate them in space and time and explain their origin and their movement. Being an applied subject in elementary education in the early years, teachers have been looking for more interactive ways of applying, seeking new ways of teaching such abstract content. Thus, the present work has as objective to try to approach the sciences of the nature with the student through the technology, bringing Augmented Reality like means facilitator for the understanding of abstract contents as astronomy. This work will show the application and elaboration of a project that uses a mobile application with augmented reality, to teach students from the beginning of elementary school, aiming to increase the interaction and motivation of the students, contributing to the learning process. This applied research has an exploratory character, having as qualitative data analysis, applied with 14 students in the Rio dos Anjos school and 20 students in the Nova Divinéia school, both located in the municipality of Araranguá in the state of Santa Catarina. The results were positive and promising according to the evaluation of the author-researcher, evidenced by questionnaires applied before and after the application and student testimonials. These results show that 99% of students agree that it is more interesting and fun to learn astronomy with augmented reality.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197538
Date: 2019-07-01


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_VersaoFinal_Christian.pdf 21.02Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar