Dimensionamento de longarinas de uma ponte de concreto armado: estudo de caso

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Dimensionamento de longarinas de uma ponte de concreto armado: estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bennack, Valéria
dc.contributor.author Albring, Amanda
dc.date.accessioned 2019-07-11T13:44:32Z
dc.date.available 2019-07-11T13:44:32Z
dc.date.issued 2019-06-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197431
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. pt_BR
dc.description.abstract A atual ocupação e distribuição do solo das cidades obriga que diversas opções de melhoria sejam realizadas pela construção de pontes e viadutos, de maior ou menor escala de tamanho. Para devido dimensionamento destas estruturas, estudos e projetos específicos são necessários, bem como análise e pesquisa. Ou seja, ainda que seja uma fração de um projeto muito maior, cada elemento deve ser determinado e executado com o maior cuidado, precisão e segurança possível, buscando a excelência em cada obra. Assim, os dimensionamentos dos seus elementos, de maneira isolada e conjunta, são feitos a partir de um método base, que busca de maneira mais eficiente englobar as especificidades que podem apresentar a cada projeto. E uma maneira de buscar esta eficiência e segurança, é através de paralelos entre o que a teoria apresenta e o que é empregado na prática, na sua execução, visando a melhoria de cada um dos elementos que compõe a estrutura de uma ponte. Estrutura de pontes é dividida em infraestrutura (fundações e blocos de fundações); mesoestrutura (pilares que ligam a infraestrutura a superestrutura); e o conjunto de longarinas, transversinas e o tabuleiro, que configuram a superestrutura. Este trabalho é um estudo de caso de uma ponte em concreto armado situada no município de Joinville, estado de Santa Catarina. Um projeto da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável – SEPUD. Fazendo uso do método das longarinas independentes, os esforços de cisalhamento e de flexão foram determinados, e a seção da longarina de projeto original foi checada quanto a sua resistência à esforços de cisalhamento e flexão determinados, em seguida uma seção que resistisse a estes esforços foi dimensionada. pt_BR
dc.format.extent 71f pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ponte pt_BR
dc.subject Concreto armado pt_BR
dc.subject Longarina pt_BR
dc.subject Método das longarinas independentes pt_BR
dc.title Dimensionamento de longarinas de uma ponte de concreto armado: estudo de caso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lazzari, Paula Manica


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TCC - Amanda Albring.pdf 2.341Mb PDF Visualizar/Abrir TCC_Amanda Albring

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