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A atual ocupação e distribuição do solo das cidades obriga que diversas opções de melhoria sejam realizadas pela construção de pontes e viadutos, de maior ou menor escala de tamanho. Para devido dimensionamento destas estruturas, estudos e projetos específicos são necessários, bem como análise e pesquisa. Ou seja, ainda que seja uma fração de um projeto muito maior, cada elemento deve ser determinado e executado com o maior cuidado, precisão e segurança possível, buscando a excelência em cada obra. Assim, os dimensionamentos dos seus elementos, de maneira isolada e conjunta, são feitos a partir de um método base, que busca de maneira mais eficiente englobar as especificidades que podem apresentar a cada projeto. E uma maneira de buscar esta eficiência e segurança, é através de paralelos entre o que a teoria apresenta e o que é empregado na prática, na sua execução, visando a melhoria de cada um dos elementos que compõe a estrutura de uma ponte. Estrutura de pontes é dividida em infraestrutura (fundações e blocos de fundações); mesoestrutura (pilares que ligam a infraestrutura a superestrutura); e o conjunto de longarinas, transversinas e o tabuleiro, que configuram a superestrutura. Este trabalho é um estudo de caso de uma ponte em concreto armado situada no município de Joinville, estado de Santa Catarina. Um projeto da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável – SEPUD. Fazendo uso do método das longarinas independentes, os esforços de cisalhamento e de flexão foram determinados, e a seção da longarina de projeto original foi checada quanto a sua resistência à esforços de cisalhamento e flexão determinados, em seguida uma seção que resistisse a estes esforços foi dimensionada. |
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