Abstract:
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Nos últimos anos, a historiografia da educação no Brasil tem buscado entender como
determinados saberes se tornaram propriamente escolares, evidenciando, com isso, a
influência da cultura escolar e dos fatores internos e externos que transformaram as disciplinas
e os saberes. Estudos da área de História das Disciplinas Escolares (Chervel, 1990; Julia,
1995; Viñao, 2008, e outros) são exemplos disso. Assim, elegendo a Estatística como nosso
objeto de estudo, investigamos quando se deu a inserção desse saber na escola, quais motivos
foram apresentados para justificar tal ação e foram seus protagonistas. Procuramos indícios na história da educação matemática que dessem conta de responder a essas inquietações e,
baseados na fundamentação teórico-metodológica da história das disciplinas escolares e de
análise documental, concluímos que a Estatística surgiu como assunto escolar em meio às
discussões acadêmicas e educacionais, sendo vista pela sociedade da época como uma aliada
para enfrentar o desafio de transformar a informação bruta em dados que permitissem ler e
compreender a realidade. Ao fim, também concluímos que ao conhecer a história de um saber,
ampliamos nossos argumentos quanto ao que ensinamos nas escolas de hoje. |