Abstract:
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O presente artigo é parte de um projeto de pesquisa que está em andamento no qual vem sendo
problematizada a emergência, especialização e institucionalização da expertise em educação no final
do século XIX e, mais fortemente, no curso do século XX. Tem-se por hipótese teórica que esses
sujeitos, experts em educação, participam de modo decisivo da produção de saberes na formação de
professores e no ensino. Orientado pela interrogação “Como determinados saberes se tornaram
historicamente objetivados na formação de professores e no ensino?”, o recurso e uso político da
expertise em educação é investigado a partir da mobilização de referenciais teóricos que
problematizam a temática (TOCHON, 2004; HOFSTETTER, 2010; HOFSTETTER et al. 2013;
Matasci, 2015), os quais constituíram-se em base teórica de análise de dois estudos tomados como
referências neste texto, quais sejam: Souza (2005) e Vidal e Garcia (2012). Resultados da investigação
confirmam a hipótese teórica e caracterizam os experts em educação como vetores de objetivação de
saberes no campo pedagógico. |