Abstract:
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A Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina tem seu destaque por estar inserida em um
contexto em que o governo federal, em conjunto com os estados, implementa uma rede de ensino
profissional em nível primário. O curso primário destas escolas de alguma forma estava associado
às oficinas oferecendo elementos teóricos que pudessem dar sentido às práticas de alguns ofícios. A
partir disto temos a intenção de investigar quais as potencialidades das ferramentas das oficinas
como material didático que mobilizam saberes a ensinar aritmética. Para tanto, buscamos
investigar os relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura Industria e Comércio, pelos
diretores da Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina e livros didáticos que foram
indicados para o ensino de aritmética dessas instituições. Utilizamos como referencial teóricometodológico a concepção de saberes a ensinar com a intenção de estabelecer aproximações entre
os conhecimentos do curso primário e das oficinas. Como resultado, entendemos que algumas
ferramentas utilizadas para as práticas das oficinas, e no ofício escolhido pelo aluno, são capazes de
encarnar, ou ainda, mobilizar alguns saberes a ensinar aritmética presentes no curso primário,
principalmente aqueles relacionados a medidas. |