Vestígios de saberes a ensinar e para ensinar na formação matemática dos professores normalistas de caravelas - BA

DSpace Repository

A- A A+

Vestígios de saberes a ensinar e para ensinar na formação matemática dos professores normalistas de caravelas - BA

Show full item record

Title: Vestígios de saberes a ensinar e para ensinar na formação matemática dos professores normalistas de caravelas - BA
Author: Rocha, Rosângela Jesus da
Abstract: Este trabalho visa contribuir com a história da formação matemática dos professores normalistas do Brasil, em especial da cidade de Caravelas-BA. Objetiva-se analisar duas obras: Psicologia Educacional, de Afro do Amaral Fontoura, e Curso de Desenho Geométrico e Elementar, de Gregório Nazianzeno de Mello e Cunha; ambas utilizadas na formação dos professores normalistas que cursaram o ensino de nível médio na cidade de Caravelas. Foi utilizado como referencial teórico, autores como Marc Bloch (2002), Paul Veyne (1982), Chartier (2002), Hofstetter et al. (2017), dentre outros. Embasaram esta pesquisa os estudos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça, sobre a organização dos saberes profissionais institucionalizados para a profissão docente. A análise empreendida até o momento aponta vestígios quanto ao uso do método intuitivo e à presença do ideário da Escola Nova na formação dos professores da cidade de Caravelas.
Description: Disponivel em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/252/196
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197209
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Rocha - VESTÍGI ... RA ENSINAR NA FORMAÇÃO.pdf 11.17Mb PDF View/Open Artigo da revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar