Abstract:
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Este trabalho visa contribuir com a história da formação matemática dos professores normalistas do Brasil, em especial da cidade de Caravelas-BA. Objetiva-se analisar duas obras: Psicologia
Educacional, de Afro do Amaral Fontoura, e Curso de Desenho Geométrico e Elementar, de
Gregório Nazianzeno de Mello e Cunha; ambas utilizadas na formação dos professores normalistas
que cursaram o ensino de nível médio na cidade de Caravelas. Foi utilizado como referencial
teórico, autores como Marc Bloch (2002), Paul Veyne (1982), Chartier (2002), Hofstetter et al.
(2017), dentre outros. Embasaram esta pesquisa os estudos realizados pela Equipe de Pesquisa em
História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça, sobre a
organização dos saberes profissionais institucionalizados para a profissão docente. A análise
empreendida até o momento aponta vestígios quanto ao uso do método intuitivo e à presença do
ideário da Escola Nova na formação dos professores da cidade de Caravelas. |