Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946)

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Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946)

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dc.contributor.author Camara, Alexsandra
dc.date.accessioned 2019-05-19T23:41:57Z
dc.date.available 2019-05-19T23:41:57Z
dc.date.issued 2019-02
dc.identifier.citation Camara, Alexsandra. Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946) / ​Alexsandra Camara ; orientadora: Rosa Lydia Teixeira Corrêa. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, – 2019.​ pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196047
dc.description Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, orientação da Professora Rosa Lydia Teixeira Corrêa. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa buscou investigar, em perspectiva histórica, de que forma os saberes geométricos foram introduzidos nas escolas primárias do estado do Paraná, entre as décadas de 1890 e 1940. O objetivo geral é compreender como os saberes geométricos foram sendo introduzidos nas escolas primárias e, mais especificamente, a) Situar como se deu o processo de construção dos programas do ensino primário e b) Analisar de que forma ocorreu a escolarização dos saberes geométricos no ensino primário por meio da análise de práticas, apropriações e representações. Os estudos de Dominique Julia (2001) e Antonio Viñao Frago (2006) acerca das Culturas Escolares e os advindos da História Cultural de Roger Chartier (1990) são os principais pressupostos teórico-metodológicos que deram suporte à realização dessa tese. As fontes examinadas foram documentos oficiais de ensino (leis, decretos, programas, relatórios e mensagens), revistas pedagógicas, cadernos escolares, livros e manuais didáticos, fotografias e exames escolares. Finalizando, foi possível verificar que Geometria, Desenho e Trabalhos Manuais se consolidaram na escola paranaense como matérias que difundiram saberes geométricos no ensino primário, além de auxiliarem no desenvolvimento corporal, psicológico, moral e social da criança. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Curso primário pt_BR
dc.subject Saberes geométricos pt_BR
dc.subject Culturas Escolares pt_BR
dc.title Saberes geométricos na educação primária paranaense : elementos das culturas escolares e da formação do cidadão republicano (1889-1946) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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Tese_Alexsandra Camara 2019.pdf 6.116Mb PDF Visualizar/Abrir Tese

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