Saberes elementares de aritmética em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950)

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Saberes elementares de aritmética em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950)

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dc.contributor.advisor Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.author Machado, Benedito Fialho
dc.date.accessioned 2019-05-14T14:23:51Z
dc.date.available 2019-05-14T14:23:51Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MACHADO, Benedito Fialho. Saberes elementares de aritmética em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950). 2018. 198f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195951
dc.description Machado, Benedito Fialho Saberes elementares aritméticos em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 ? 1950) / Benedito Fialho Machado. - 2018. 198 f. : il. color. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Orientação: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes 1. Manuais didáticos. 2. Matemática. 3. Aritmética. 4. Saberes elementares. I. Mendes, Iran Abreu, orient. II. Título CDD 510.7 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva descrever e analisar a constituição dos saberes aritméticos presentes nos manuais didáticos destinados ao ensino primário do Pará no período de 1850 a 1950. Nossa questão principal de pesquisa é “quais eram os saberes elementares aritméticos designados para os primeiros anos escolares presentes nos manuais didáticos destinados ao Ensino Primário no Pará?” Desta forma descrevemos a trajetória de constituição desses saberes elementares aritméticos no ensino primário do Pará em perspectiva histórica com base em legislações, programas e principalmente na leitura e discussão dos manuais didáticos produzidos para as escolas da época. Também, buscamos enfatizar a produção intelectual e acadêmica dos manuais didáticos de aritmética no estado do Pará, seus autores e a sua importância para o ensino primário da época. A pesquisa foi realizada na Seção de Obras Raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Belém/PA, no site da Hemeroteca Digital Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional, Center for Research Libraries - Provincial Presidential Reports (1830-1930), no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina e com vários colecionadores de diversos estados do Brasil. Assim, conseguimos obter de forma impressa e digitalizada alguns exemplares não somente de aritmética, mas também de geometria e desenho, além de manuais sobre o sistema métrico decimal. Nossa fundamentação teórica está pautada nos conceitos explorados na perspectiva orientadora da investigação fundamentada pela História cultural que expressa uma elaboração mais apurada nas concepções de autores como Roger Chartier (2002), Dominique Julia (2001), Michel de Certeau (1982), André Chervel (1990), Alain Chopin (2004) e (2009), etc, que nos possibilitaram delinear trajetórias e conceber conceitos orientadores desta pesquisa. A respeito dos aspectos epistemológicos das pesquisas sobre manuais didáticos, concluímos que há uma considerável produção de livros, artigos e teses que versam acerca da produção do livro e da produção de pesquisas relacionadas ao tema. Pela análise e descrição das documentações oficiais concluímos que o método intuitivo foi o método de maior relevância na educação do Pará em relação à produção de sua documentação educacional e que por sua vez respaldou a elaboração dos manuais didáticos descritos neste estudo. A educação primária no estado do Pará foi pedagogicamente delineada e sistematizada consoante às orientações das escolas primárias elaboradas na França. Há vasta produção de manuais didáticos no Pará elaborados pelos próprios professores do Ensino Primário e que seus autores eram pessoas influentes na sociedade, assumindo outros cargos de importância na sociedade. Os saberes lementares foram constituídos pela conceituação de vários termos usados na aritmética; além de Algarismos; Numeração; base de sistema e de numeração; Operações fundamentais: Adição, subtração, multiplicação e divisão; Sistema métrico decimal; Frações; Dízimas periódicas; Potenciação: Raiz quadrada e cúbica; Números complexos; Razão e proporção; Regra de três e porcentagem, juros; Progressões; Logaritmos; Números primos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Manuais didáticos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Saberes elementares pt_BR
dc.title Saberes elementares de aritmética em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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