O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar: os professores e a escola

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O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar: os professores e a escola

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Title: O uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão escolar: os professores e a escola
Author: Peixoto, Régis Nepomuceno
Abstract: A inclusão escolar, assim como o uso de tecnologias assistivas como recurso deste processo estão assegurados por lei, porém, apesar desta garantia, nem sempre tal uso é realizado, mesmo quando as tecnologias estão disponíveis e as crianças necessitam. Este estudo tem como temas a Tecnologia Assistiva e a Inclusão Escolar, pretendendo analisar o uso de tecnologias assistivas como recurso de educação inclusiva para crianças com deficiências. Com o objetivo de perceber o conhecimento junto às tecnologias e a visão sobre a utilização, assim como os processos que favorecem ou dificultam este, tal pesquisa responde a seguinte questão: As professoras de educação inclusiva conhecem e utilizam o potencial que a tecnologia assistiva tem como recurso educacional para crianças com deficiência? A metodologia empregada nesta pesquisa utilizará de revisão de literatura, aplicação de questionário e análise de dados. Para delimitação da população, foi feita uma análise estatística do número de escolas e crianças incluídas no ensino regular, do primeiro ao quinto ano, priorizando escolas que possuem salas de recursos, na cidade de Chapecó/SC. Após a análise de dados do questionário de pesquisa, observou-se que, grande parte das docentes reconhece a importância do uso de tecnologias, mas encontra dificuldades para usá-las, em virtude da falta de capacitação para tal ou de falta dos instrumentos, como tablets e smartphones destinados, especificamente, para uso na escola. Discute-se a importância do uso das tecnologias em sala de aula, especialmente, para facilitar o processo de inclusão de crianças com deficiência no ensino regular.Abstract : School inclusion, as well as the use of assistive technologies as a resource of this process are guaranteed by law, but despite this assurance, such use is not always done, even when technologies are available and children need them. This study aims to analyze the use of assistive technologies as a resource for inclusive education towards children with disabilities. In order to understand the insight, technologies and the vision about the use, as well as the processes that favor or hinder this, such research answers the following question: Do the inclusive education´s teachers know and use all the potential technology has to offer as an educational resource for children with disabilities? The methodology used in this research will make use of literature review, questionnaire application and data analysis. For population delimitation, a statistical analysis was made of the number of schools and children included in regular education, from the first to the fifth year, prioritizing schools that have resource´s room, in the city of Chapecó / SC. After analyzing the data of the research questionnaire, it was found that most teachers realize the technology use importance, but find it difficult to use due to lack of training for such or lack of instruments such as tablets and smartphones specifically designated for use in school. It is discussed the importance of the use of technologies in the classroom, especially to facilitate the inclusion process of children with disabilities in regular education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194232
Date: 2018


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