A aritmética na escola primária do Espírito Santo na década de 1870: percepções a partir da obra de Miguel Maria Jardim

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A aritmética na escola primária do Espírito Santo na década de 1870: percepções a partir da obra de Miguel Maria Jardim

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Título: A aritmética na escola primária do Espírito Santo na década de 1870: percepções a partir da obra de Miguel Maria Jardim
Autor: Feitosa, Rosiane Morais Dos Santos
Resumo: Busca responder à seguinte questão de investigação: Como a Arithmetica Elementar de Miguel Maria Jardim, adotada pela instrução primária espírito-santense, refletira os conteúdos e métodos propostos nas legislações vigentes na década de 1870? A partir dessa indagação, tem por objetivo analisar o livro didático de Miguel Maria Jardim, adotado pela instrução primária espírito-santense, na década de 1870, considerando os conteúdos e métodos propostos pela legislação vigente na época. Para tal, [1] Inventaria os opúsculos de aritmética que circularam no Estado do Espírito Santo, a partir da legislação, dirigida à instrução pública, e dos jornais da época; [2] Examina elementos biográficos relacionados ao livro didático de aritmética do autor, Miguel Maria Jardim; [3] Identifica a aritmética a ensinar preconizada no livro didático cotejada pelos programas de ensino vigente no período delimitado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho histórico-documental fundamentada nos constructos da História Cultural, tais como: prática e representação, propostos por Roger Chartier (2002), e cultura escolar, descrita por Dominique Julia (2001); além dos conceitos de saberes a e para ensinar, propostos por Hofstetter e Schneuwly (2017). Quanto às fontes utilizadas, foram analisados os Regulamentos da Instrução Pública para o Estado do Espírito Santo, 1873 e 1877; Relatórios de governo; Correspondência Oficial; Jornais; sendo privilegiado o livro didático de Miguel Maria Jardim, “Arithmetica Elementar”. As análises documentais indicam que a obra de Jardim teve várias edições e foi adotada em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas, Pará e Espírito Santo, circulando nesses estados por quase 20 anos. Estruturada segundo o método sintético, das 51 lições em que a obra está organizada, 32 tratam especificamente de conteúdos previstos na legislação da escola primária espírito-santense, na década de 1870 (definições; numeração; as quatro operações com números inteiros; prova dos noves; frações (ordinária, imprópria e mista); simplificação de frações; caracteres de divisibilidade; máximo divisor comum; redução de frações ao mesmo denominador; comparação de frações; as quatro operações envolvendo frações; frações decimais; número decimal; reduzir fração decimal a ordinária; converter fração ordinária em decimal; dízima periódica; as quatro operações envolvendo decimais; número complexo; as quatro operações com número complexo). O conteúdo sobre o Sistema Métrico Decimal, previsto na legislação da época, também, é contemplado na obra por meio de 10 lições. O estudo indicou também, conforme a legislação em voga, que as últimas 9 lições da Arithmetica Elementar de Jardim (proporção, razão, regra de três simples, regra de três composta, regra de juros, regra de desconto, regra de companhia e regra de liga), não refletiam conteúdos propostos para a escola primária e, sim, conteúdos destinados à Escola Normal.
Descrição: FEITOSA, Rosiane Morais Dos Santos. A aritmética na escola primária do espírito santo na década de 1870: percepções a partir da obra de Miguel Maria Jardim. 2018. 160 fl. Dissertação (Mestrado Em Ensino Na Educação Básica). Programa De Pós-Graduação. Universidade Federal Do Espírito Santo – CEUNES, 2018, Orientador: Prof. Dr. Moysés Gonçalves Siqueira Filho. 1. Aritmética 2. Livro didático 3. Ensino Primário I. Siqueira Filho, Moysés Gonçalves. II. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo. III. Título.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193743
Data: 2018-12-07


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