O ensino da Matemática e os alunos surdos: as possibilidades da Linguagem Logo

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino da Matemática e os alunos surdos: as possibilidades da Linguagem Logo

Mostrar registro completo

Título: O ensino da Matemática e os alunos surdos: as possibilidades da Linguagem Logo
Autor: NASSIM JÚNIOR, Oswaldo Elias
Resumo: Este trabalho objetiva descrever e analisar as atividades de programação em Linguagem de Programação Logo para surdos, como elemento facilitador no processo ensinoaprendizagem de conceitos matemáticos, especificamente nos planos da subjetividade e da cognição. Fundamenta-se na perspectiva sócio-antropológica de Carlos Skliar e Nídia Regina Limeira de Sá, na compreensão do surdo; e de José Armando Valente e Lucila Maria Costi Santarosa, para desenvolver a Linguagem Logo. Usou-se a pesquisa de campo na coleta dos dados e observações sistemáticas para as análises quantitativas e qualitativas, descrevendo o acompanhamento longitudinal nas unidades do programa estabelecido, que teve como problematização como desenvolver o ensino da Matemática entre os surdos, utilizando-se da Linguagem Logo. Participaram do estudo dois alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental da escola pública e uma intérprete de Libras. Inferiu-se que a Linguagem Logo, em interação da criança surda com o computador, pode ser uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos, possibilitando melhorar a reflexão e o relacionamento professor-aluno. Além disso, foi importante a presença da intérprete para garantir o acesso dos alunos surdos às instruções e interações necessárias ao desenvolvimento do programa.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193731
Data: 2010


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
NASSIM JUNIOR O ... 010 (dissertação) CUML.pdf 3.921Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar