Title: | A construção do currículo de geografia na rede municipal de ensino de Florianópolis/SC |
Author: | Siqueira, Santiago Alves de |
Abstract: |
O tema desta tese transita entre os campos da Geografia e Educação. Investiga o currículo de Geografia no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis refletindo sobre a concepção de uma geografia escolar que contemple os múltiplos aspectos envolvidos numa educação emancipatória. A pesquisa foi desenvolvida a partir de três etapas concomitantes e complementares: uma pesquisa bibliográfica sobre o tema currículo; entrevista com professores selecionados e pesquisa documental. Realizou-se nesse sentido uma análise bibliográfica de documentos norteadores do trabalho docente, entre eles: PPPs, planos de ensino dos professores, a LDB e a proposta curricular da RMEF. A pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu entrevistas com treze professores de Geografia da RMEF com trabalho exclusivo em uma única unidade escolar. Estas entrevistas e as análises dos documentos tiveram como objetivos: a) analisar a escola como instituição de ensino sistematizado e, a partir desta, as possibilidades de ações contra-hegemônicas em favor de uma educação emancipatória; b) analisar a importância do currículo de Geografia no Ensino Fundamental; c) identificar as aproximações e distanciamentos entre o currículo de Geografia elaborado pelos professores da RMEF e os documentos norteadores do trabalho docente com destaque para o PPP e a PCRMEF; d) analisar a proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no âmbito do ensino de Geografia para o Ensino Fundamental, bem como a compreensão dos professores de Geografia da RMEF sobre o currículo desta disciplina na perspectiva de uma educação emancipatória e a relação que estes fazem entre os conteúdos e conceitos necessários para essa prática educativa. Para contextualizar fez-se um breve estudo sobre o sistema educacional brasileiro com destaque para o papel da escola na contemporaneidade. Na análise sobre o currículo fez-se uma breve contextualização histórica direcionando para a análise de contexto do currículo na RMEF. Recomenda-se que o currículo de geografia da RMEF seja construído, a partir do princípio da autonomia do professor, com referências na construção de conceitos com a finalidade de aproximação/contribuição de/para uma educação emancipatória. Espera-se com a presente pesquisa oferecer uma contribuição acadêmica e uma inspiração para futuros estudos sobre o currículo de Geografia. Abstract : The subject of this thesis transits between the fields of Geography and Education. It investigates the curriculum of Geography in Ensino Fundamental (Elementary school) of the Municipal Education School Network of Florianópolis thinking over the conception of a geographic language that contemplates the multiple involved aspects in a emancipatory education. The research was developed from three concomitant and complementary stages: a bibliographical research on the curriculum theme; interview with selected teachers and documentary research. A bibliographical analysis of documents guiding the teaching work was carried out, among them: PPPs (Political Pedagogical Projects), teaching plans of the teachers, LDB (Law of Directives and Bases) and RMEF curriculum proposal. The qualitative research involved interviews with thirteen RMEF Geography teachers with exclusive work in a single school unit. These interviews and the analyzes of the documents had as objectives: a) analyze the school as a systematized institution of education and, from that, the possibilities of counter-hegemonic actions in favor of an emancipatory education; b) analyze the importance of the Geography curriculum in Elementary School; c) identify the approximations and distances between the Geography curriculum prepared by the RMEF (Municipal Education School Network of Florianópolis) teachers and the guiding documents of the teaching work with emphasis on the PPP and the PCRMEF (Curricular proposal of the Municipal Network of Education of Florianópolis); d) analyze the curricular proposal of the Municipal Secretary of Education of Florianópolis in the scope of the teaching of Geography for the Elementary School, as well as the understanding of the teachers of Geography of the RMEF about the curriculum of this discipline in the perspective of an emancipatory education and the relation that they do between the contents and concepts necessary for this educational practice. Contextualizing a brief study about the Brazilian educational system, highlighting the role of the school in contemporary times. In the analysis of the curriculum, a brief historical contextualization was made guiding to the context analysis of the curriculum in the RMEF. It is recommended that the geography curriculum of RMEF is built, based on the principle of teacher autonomy, with references in the construction of concepts for the purpose of approaching / contributing to an emancipatory education. It is intended that the present research will offer an academic contribution and an inspiration for future studies on the Geography curriculum. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193372 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PGCN0676-T.pdf | 6.420Mb |
View/ |