A presença da matemática na formação do professor do ensino primário no estado de São Paulo, no período de 1890 a 1930

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A presença da matemática na formação do professor do ensino primário no estado de São Paulo, no período de 1890 a 1930

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Carmen Lopes da
dc.date.accessioned 2019-02-14T19:33:40Z
dc.date.available 2019-02-14T19:33:40Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation Silva, Maria Carmen Lopes da. A presença da matemática na formação do professor do ensino primário no estado de São Paulo, no período de 1890 a 1930. 2008. 240f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193337
dc.description.abstract O presente trabalho teve por finalidade analisar como a matemática se faz presente na formação do professor do ensino primário do Estado de São Paulo, entre 1890 e 1930. Trata-se de um recorte geográfico-temporal marcado por importantes reformas educacionais que repercutiram e transformaram a cultura escola da época. É no cerne dessas transformações que se percebe a presença da Matemática, num primeiro momento, associada às matérias pertinentes à formação do trabalhador e, num segundo, caminhando em direção ao respeito à fase intelectual da criança. Para denotar como essas transformações se processaram, fez-se necessário regredir na linha do tempo, procurando, assim, compreender por meio da Legislação como foi concebida a educação elementar no Brasil Império. A seguir, houve a precisão de reconhecer o contexto cultural de onde partiram as novas diretrizes para a educação brasileira, para então responder como a matemática se fez presente na formação do educador da instrução pública paulista no periodo da 1a. República. Como fontes de pesquisa foram utilizadas a Legislação Oficial do Ensino do Estado de São Paulo e a Revista do Ensino, periódico lançado em 1902 destinado ao profesorado paulista. Nessa trajetória de reapropriação dos textos constantes nos dispositivos legais e os divulgados pela imprensa períodica surge o nome de Mr. Parker, autor de cartas que levam o seu nome. Estas foram apropriadas pelos gestores da educação, sendo recomendadas e, posteriormente, distribuídas em todos os Grupos Escolares do Estado de São Paulo, instituição que deu forma e consolidou o ideário republicano na trajetória da educação paulista. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.title A presença da matemática na formação do professor do ensino primário no estado de São Paulo, no período de 1890 a 1930 pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Maria Carmen Lopes da Silva.pdf 7.082Mb PDF Visualizar/Abrir Tese

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar