A condução do ensino das operações aritméticas nas séries iniciais: do tradicional ao intuitivo (entre a segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX)

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A condução do ensino das operações aritméticas nas séries iniciais: do tradicional ao intuitivo (entre a segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX)

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dc.contributor.advisor Pietropaolo, Ruy César
dc.contributor.author Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes
dc.date.accessioned 2019-02-14T12:14:21Z
dc.date.available 2019-02-14T12:14:21Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SALVADOR, Heloisa Hernandez de Fontes. A condução do ensino das operações aritméticas nas séries iniciais: do tradicional ao intuitivo (entre a segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX). 2017. 222f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Programa de Pós-graduação. Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193332
dc.description Salvador, Heloisa Hernandez de Fontes. A condução do ensino das operações aritméticas nas séries iniciais: do tradicional ao intuitivo (entre a segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX) /Heloisa Hernandez de Fontes Salvador. São Paulo: [s.n]. 2017. 222 f. II.; 30 cm. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-graduação. Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, 2017. Orientador: Prof. Dr. Ruy César Pietropaolo. 1. Ensino Primário 2. Livro didático 3. Aritmética 4. Operações Fundamentais 5. História da Educação Matemática. I. Pietropaolo, Ruy César. II. Universidade Anhanguera de São Paulo. III. Título. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese analisa a trajetória de um saber escolar: a aritmética no curso primário brasileiro. Em específico, trata da condução do ensino das operações aritméticas a partir da segunda metade do século XIX, período no qual o método intuitivo foi o núcleo principal da renovação pedagógica, considerado como uma ruptura ao modelo de ensino formal e tradicional. A investigação toma os livros didáticos como fontes privilegiadas de pesquisa. O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais. Ao que tudo indica, nesse período, da segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX, dois tipos de condução para o ensino das operações fundamentais coabitaram no ensino de Aritmética. Um que instituiu uma vulgata, que parte das definições dos conceitos, da memorização da tabuada, da descrição dos algoritmos, dos exemplos resolvidos, das perguntas em forma de questionário, dos exercícios para aplicação dos conceitos e com ênfase na repetição e problemas distantes da realidade do aluno; e outro tipo de condução que anuncia e introduz princípios do ensino intuitivo. Entre eles, podemos citar que, nas obras, o conhecimento se dá de maneira indutiva: parte da observação dos fatos, da experimentação, através de ilustrações, contos, ou até mesmo exercícios para depois se chegar às definições e regras, além dos exercícios e problemas possuirem uma gradação de dificuldades orientada pela ordem do desenvolvimento intelectual do aluno. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Operações fundamentais pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.title A condução do ensino das operações aritméticas nas séries iniciais: do tradicional ao intuitivo (entre a segunda metade do século XIX até a terceira década do século XX) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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Tese_Heloisa Salvador_versão final_pós-defesa.pdf 5.485Mb PDF Visualizar/Abrir Tese Heloisa

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