A interação social de crianças com transtorno do espectro autista em vivências aquáticas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A interação social de crianças com transtorno do espectro autista em vivências aquáticas

Mostrar registro completo

Título: A interação social de crianças com transtorno do espectro autista em vivências aquáticas
Autor: Gomes, Kamila Silva
Resumo: Nas últimas décadas a quantidade de casos de transtorno do espectro autista (TEA) tem aumentado crescentemente, conforme os dados da Organização das Nações Unidas (2010). Isto justifica, em parte, o aumento de pesquisas, em diversas áreas, em busca de descobrir métodos de diagnóstico, em aspectos genéticos e fisiológicos, bem como possibilidades de tratamentos e/ou alternativas que minimizem a manifestação dos sintomas característicos do transtorno. Dentre as principais particularidades, destacam-se as dificuldades no desenvolvimento e no uso da linguagem, consequentemente, na interação social. Além das pesquisas realizadas sobre o tema, há também as instituições que realizam atividades físicas, recreativas e/ou lúdicas direcionadas para crianças com TEA. Neste contexto, a organização não governamental (ONG) Autonomia, situada no município de Florianópolis (SC), desenvolve diversas ações lúdicas para crianças com TEA. Dentre elas, destaca-se o Aqua Atividades, o qual se trata de vivências no meio líquido, realizadas em uma piscina, para que as crianças, acompanhadas por voluntários e/ou seus familiares, possam brincar, experimentar e interagir com os demais e com alguns objetos. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o papel das vivências lúdicas no meio líquido do Projeto Autonomia para a interação social das crianças com TEA. Participaram do estudo cinco crianças (quatro meninos e uma menina) com idade entre quatro e nove anos de idade, suas respectivas mães (com exceção de uma mãe), cinco voluntários e duas profissionais (supervisora e coordenadora) responsáveis pela ONG. Trata-se de um estudo com predominância descritiva, de abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: observação sistemática realizada ao longo de cinco semanas consecutivas; observação participante, por seis semanas; e entrevistas semiestruturadas realizadas com os familiares, os voluntários, e as profissionais. Para análise dos dados foi utilizado o auxílio do software N-VIVO versão 11, para organização dos dados, conforme a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011). A organização dos dados suscitou como resultado duas categorias: estratégias e aprendizagens. Cada uma tornou-se um capítulo de discussão em que as subcategorias como os achados da pesquisa foram confrontadas com os autores base para o referencial teórico. Da primeira categoria (estratégias) desvelaram-se as subcategorias: afetividade, acolhimento, respeito, tempo, liberdade e espontaneidade. Na segunda (aprendizagens) foram encontradas: alegria, prazer, autoconhecimento, confiança, autonomia, valorização do humano e as interações. A partir dos achados desta investigação, ressalta-se a importância de ambientes lúdicos, nos quais as crianças com TEA possam experimentar o brincar espontâneo, criar e interagir, junto com outras crianças, para aquisição gradual e constante de habilidades sociais, superando as dificuldades intrínsecas ao transtorno, pois não há uma limitação estática nesse sentido. Aponta-se para a necessidade de, por meio do acolhimento, do respeito e da liberdade de ser-no-mundo, serem buscados outros caminhos para compreender as formas de comunicação e interação das crianças com TEA.Abstract : In the last decades the number of cases of autistic spectrum disorder (ASD) have increased steadily, according to data from the United Nations (2010). This is one of the reasons why there has been an increase of research in several areas, looking for diagnostic methods that deal with genetic and physiological aspects, as well as treatment possibilities and / or alternatives that minimize the symptoms that are characteristic of this disorder. Among the main characteristics of ASD are the difficulties in the development and use of language, consequently, affecting social interaction. In addition to the research carried out on this subject, there are also institutions that carry out physical, recreational and / or playful activities with children that have ASD. In this context, the non-governmental organization (NGO) Autonomia, located in the municipality of Florianópolis (SC), promotes several playful activities for children with ASD. Among those activities, we highlight the Aqua Activities, which focus on experiences in the water. The activities are held in a pool and aided with things like balls, stand up paddle boards, lifebuoys and other equipment that allow the children to play, experiment and interact with themselves and these objects. The children are accompanied by volunteers and / or their families. Thus, the goal of this study is to analyze Project Autonomia's playful activities in the pool and how they affect the social interaction of children with ASD. Five children (four boys) from ages four to nine, their respective mothers (with the exception of one mother who refused to participate), five volunteers and two NGO coordinators participated in the study. This study is predominantly descriptive and has a qualitative approach. It utilizes the following research techniques: systematic observation performed over five consecutive weeks; participant observation for six weeks, where the researcher immersed herself inside the pool, participating in the activities and interacting with all those present, paying special attention to the children selected for this study, as well as their family members, for six weeks. This phase counted with the aid of video recordings with an external and internal photographic camera and semi-structured interviews with family members, volunteers, the founder and supervisor, and the coordinator of the activities. To analyze the data, the N VIVO software version 11 was used to organize the data, according to the content analysis technique proposed by Laurence Bardin (2011). The organization of the data resulted in two categories: strategies and learning. Each became a chapter for discussion in which the subcategories and the findings of the research were confronted with the ideas of the main authors used for the theoretical framework. The first part entitled (strategies) relates from this category, the following subcategories were established: affection, welcoming reception, respect, time, freedom and spontaneity. The second part entitled (learning) the subcategories found were: joy, pleasure, self-knowledge, confidence, autonomy, the value of humans and their interactions. Based on the findings of this investigation, there is an important need for playful environments and activities where children with ASD can experience spontaneous play, create and interact along with other children. This gradually and steadily facilitates the acquisition of social skills, overcoming the intrinsic difficulties of this disorder, demonstrating that there is no static limitation in regard to ASD. It is necessary that through welcoming reception, respect and freedom of being-in-the-world, other paths be sought to understand the forms of communication and interaction of children with ASD.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193238
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PGEF0501-D.pdf 1.549Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar