Arthur Thiré: História, Política, Educação e Matemática

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Arthur Thiré: História, Política, Educação e Matemática

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dc.contributor.advisor Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva
dc.contributor.author Thiengo, Edmar Reis
dc.date.accessioned 2019-01-02T19:12:29Z
dc.date.available 2019-01-02T19:12:29Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation THIENGO, Edmar Reis. Arthur Thiré: história, política, educação e matemática. Tese (doutorado). 1961. 220f. Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. 2008. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192753
dc.description Thiengo, Edmar Reis, 1961- T434a Arthur Thiré : história, política, educação e matemática / Edmar Reis Thiengo. – 2008. 220 f. : il. Orientadora: Circe Mary Silva da Silva Dinnikov. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação. 1. Thiré, Arthur, 1853-1924. 2. História. 2. Educação. 3. Política e educação. 4. Matemática. I. Dinnikov, Circe Mary Silva da Silva. II. Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação. III. Título. CDU: 37 pt_BR
dc.description.abstract Discute as ações de Arthur Thiré no campo da História, da Política, da Educação e da Matemática no Brasil, traçando uma história para o personagem, a partir de sua chegada neste país. O trabalho situa-se preferencialmente entre o final do império (1878) e os primeiros anos da república (1924), mas não de forma linear nem excludente. Para tanto parte da investigação de material coletado na Escola de Minas de Ouro Preto, nos arquivos do Museu Imperial, nos arquivos do Núcleo de Pesquisa sobre o Livro e História Editorial, arquivos do Museu Imperial, além das publicações de Arthur Thiré: artigos técnicos e livros didáticos. Compreendendo que as ações de Arthur Thiré, de forma consciente ou não, tiveram conseqüências políticas que nos permitem entender e escrever uma inserção história da educação matemática no Brasil, as análises aqui empreendidas se fizeram no entrecruzamento dos aportes teóricos advindos, principalmente, dos trabalhos de Michel Foucault, também sustentados por Roger Chartier, Allain Choppin e Ivor Goodson. Esses autores nos possibilitaram, num primeiro momento, formular a noção de história numa perspectiva não linear, portanto mais flexível e abrangente. Num segundo momento, discutimos a política e as relações de poder estabelecidas dentro ou fora dos estabelecimentos de ensino. No capítulo seguinte, discutimos suas ações na perspectiva educacional para em seguida tecer discussões em torno de seus livros didáticos. Finalizamos com discussões em torno da história da educação matemática no Brasil, inserindo dessa forma seu nome nessa história. Assim, esse estudo pretendeu ressaltar as ações de Arthur Thiré no campo da História, da Política, da Educação e da Matemática, com vistas a contribuir para a História da Educação Matemática no Brasil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Arthur Thiré pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Política pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title Arthur Thiré: História, Política, Educação e Matemática pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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TESE_E.R.Thiengo-1.pdf 26.75Mb PDF View/Open Tese Thiengo

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