Alunos surdos na escola regular: questionando o paradigma da integração

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Alunos surdos na escola regular: questionando o paradigma da integração

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dc.contributor.author BRITO, Jane Lindoso de
dc.date.accessioned 2018-12-28T16:19:04Z
dc.date.available 2018-12-28T16:19:04Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation BRITO, Jane Lindoso de. Alunos surdos na escola regular: questionando o paradigma da integração. 2004. 145 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal do Amazonas. 2004. Orientadora: Dra. Nídia Regina Limeira de Sá pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192731
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo lançar mais um olhar ao debate educacional crítico sobre a educação de surdos. Os Estudos Culturais e os Estudos Surdos foram as lentes com os quais foi possível refletir acerca da proposta oficial de integração de surdos, preferencialmente em escola regular, e através deles chegar à reflexão acerca das relações com a cultura, com o poder, com as identidades, na tentativa de problematizar os efeitos do fracasso escolar generalizado na educação de surdos. Neste trabalho, situei o aluno surdo na escola regular de ensino, questionando o paradigma da integração escolar por meio da análise dos enunciados que afloram no cotidiano escolar, ou seja, dos enunciados dos alunos surdos, da comunidade surda, dos professores e dos alunos ouvintes. Várias questões foram refletidas, colocando sob suspeita os fundamentos que sustentam nossas práticas, e que urgem por mudanças e por ressignificação. Os dados colhidos neste trabalho apontaram para a verificação de que existe na escola – e em toda sociedade – um certo olhar obrigatório imposto por um conjunto de representações sociais hegemônicas a respeito da surdez e dos surdos; a verificação de que a educação de surdos tem sido subjugada ao modelo ouvinte; a verificação de que os surdos, na escola regular, ainda passam por situações em que ficam em posição subalterna; a verificação de que o aluno surdo integrado ao ensino regular tem um acesso limitado aos componentes culturais que podem reforçar sua identidade de sujeito surdo (língua de sinais, cultura, história e demandas próprias); a verificação das possibilidades de desenvolvimento dos alunos surdos, tanto na escola específica de surdos como na rede regular de ensino, mas, com a preferência pela escola específica de surdos enquanto ambiente mais propício ao desenvolvimento desta minoria linguística e cultural; a importância da escola como ambiente linguístico para a aquisição da Língua de Sinais. Enfim, este trabalho apontou para a necessidade da construção de uma educação multicultural, como aquela capaz de atender tanto as necessidades específicas das diversas comunidades que coexistem na sociedade, como, principalmente, aos imperativos da inclusão social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFAM pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Poder pt_BR
dc.title Alunos surdos na escola regular: questionando o paradigma da integração pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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BRITO Jane Lindoso de 2004 (dissertação) UFAM.pdf 49.72Mb PDF Visualizar/Abrir

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