Sistema de pesagem em movimento: linha de influência real e análise de tensões de uma ponte

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Sistema de pesagem em movimento: linha de influência real e análise de tensões de uma ponte

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Title: Sistema de pesagem em movimento: linha de influência real e análise de tensões de uma ponte
Author: Zimmermann, Samara
Abstract: Devido à importância do sistema rodoviário brasileiro, que é o principal meio utilizado no escoamento de produção agrícola no país, e às incertezas de segurança estrutural relacionadas às obras de arte especiais que compõem esse meio de transporte, surgiu a necessidade de aprimorar as técnicas de avaliação dessas estruturas, assim como o controle de cargas dos veículos que nelas trafegam. O estudo de linhas de influência utilizando dados de pesagem em movimento supre essa necessidade e traz uma série de funcionalidades interessantes tanto para fins de análise estrutural como controle de tráfego. Dentre elas, a pesagem dos veículos que trafegam sobre essas estruturas, a caracterização do tráfego e a avaliação da capacidade de carga das mesmas. Neste trabalho foram descritas as metodologias por trás dessa tecnologia aplicadas em uma ponte já construída. O método de obtenção da linha de influência se dá a partir do Algoritmo de Moses, que transforma as deformações causadas pela passagem de um veículo em uma linha de influência de momentos fletores no ponto de instalação dos sensores. Essas deformações são medidas através de extensômetros e o sistema é calibrado a partir da passagem de um veículo de dimensões e pesos dos eixos conhecidos. A partir daí, é construída a linha de influência real que posteriormente pode ser utilizada para determinar os pesos dos eixos de qualquer veículo que trafegue sobre a estrutura. Ao fim do trabalho são realizadas diversas comparações entre as linhas de influência real e teórica da estrutura e também comparados os resultados provenientes de uma modelagem utilizando o método dos elementos finitos, apresentando resultados condizentes e próximos daqueles obtidos por meio do sistema de pesagem em movimento. Este trabalho também aborda os efeitos dinâmicos sobre a estrutura e quais as consequências da falta de manutenção na camada de pavimentação.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192208
Date: 2018-11-20


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