dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Frigo, Luciana Bolan |
|
dc.contributor.author |
Duarte, Giuliane Anelize Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-05T22:33:19Z |
|
dc.date.available |
2018-12-05T22:33:19Z |
|
dc.date.issued |
2018-11-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191928 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A robótica é uma das áreas mais dinâmica e de grande interesse no meio acadêmico por seu cunho interdisciplinar. As ínumeras maneiras e formas de utilização da robótica educacional com os conceitos aplicados em sala de aula, tornam a mesma mais atraente e lúdica, motivando ainda mais os alunos. Este trabalho apresenta a aplicação da robótica educacional como ferramenta de ensino de física para alunos do 1º ano do ensino médio, utilizando a interdisciplinaridade para tornar as aulas mais atrativas. As aulas foram ministradas em duas escolas diferentes, uma na cidade de Meleiro/SC e a outra na cidade de Forquilinha/SC, ambas as escolas tiveram duas formas de aprendizado distintas: método tradicional de ensino; e método tradicional de ensino conciliado com a robótica. Constatou-se que o grau de motivação dos alunos em participar das aulas do método tradicional de ensino auxiliado pela robótica foi maior, logo, pode-se classificar como mais atrativo para os alunos. O grande interesse por parte dos alunos gerou resultados satisfatórios e os participantes das aulas de física auxiliada com robótica obtiveram maior índice de aprovação e notas superiores aos que não participaram. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Robótica educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Física |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação da robótica no ensino de física para o ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |