Abstract:
|
A robótica é uma das áreas mais dinâmica e de grande interesse no meio acadêmico por seu cunho interdisciplinar. As ínumeras maneiras e formas de utilização da robótica educacional com os conceitos aplicados em sala de aula, tornam a mesma mais atraente e lúdica, motivando ainda mais os alunos. Este trabalho apresenta a aplicação da robótica educacional como ferramenta de ensino de física para alunos do 1º ano do ensino médio, utilizando a interdisciplinaridade para tornar as aulas mais atrativas. As aulas foram ministradas em duas escolas diferentes, uma na cidade de Meleiro/SC e a outra na cidade de Forquilinha/SC, ambas as escolas tiveram duas formas de aprendizado distintas: método tradicional de ensino; e método tradicional de ensino conciliado com a robótica. Constatou-se que o grau de motivação dos alunos em participar das aulas do método tradicional de ensino auxiliado pela robótica foi maior, logo, pode-se classificar como mais atrativo para os alunos. O grande interesse por parte dos alunos gerou resultados satisfatórios e os participantes das aulas de física auxiliada com robótica obtiveram maior índice de aprovação e notas superiores aos que não participaram. |