dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bennack, Valéria |
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dc.contributor.author |
Achy, Aline |
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dc.date.accessioned |
2018-12-04T01:40:33Z |
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dc.date.available |
2018-12-04T01:40:33Z |
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dc.date.issued |
2018-11-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191765 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia civil de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O crescente carregamento imposto pelo tráfego aos pavimentos é um dos responsáveis pelo desgaste precoce das rodovias. Devido a necessidade de mudanças na malha rodoviária brasileira e da quantidade de resíduos produzidos pela indústria madeireira, buscou-se uma alternativa sustentável que pudesse conciliar um bom desempenho nos pavimentos com o reaproveitamento de materiais. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade do reaproveitamento do resíduo (cinza de madeira) como adição mineral no Concreto Compactado com Rolo para sub-base de pavimentos rígidos. Primeiramente foi realizada a caracterização dos agregados e do resíduo através do ensaio de granulometria, massa específica, absorção de água e teor de umidade. Na sequência definiu-se a dosagem e estudou-se os efeitos da substituição do agregado miúdo pela cinza de madeira em proporções de 0%, 5% e 10% na mistura do concreto. Foram realizados ensaios de consistência, resistência à compressão axial, resistência à tração na compressão diametral, porosidade aberta, absorção de água e densidade aparente. Os resultados indicam que a substituição do resíduo em baixas porcentagens proporciona ganhos de resistência ao concreto. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The growing load imposed for the traffic to the pavement, is responsible for the early use of highways. Due to the need for improvements in the Brazilian road network and the demand for the residue produced by the timber industry, it was sought a sustainable alternative that could combine an improvement in the pavements and the reuse of materials. Thus, the present work has the objective of analyzing the feasibility of the reuse of the residue (wood ash) as a mineral addition in Roller Compacted Concrete for the subbase of rigid pavements. First, the characterization of the aggregates and the residue was carried out by means of the particle size distribution, specific mass, water absorption and moisture content tests. Then, the effects of the substitution of the fine aggregate by the wood ash in proportions of 0%, 5% and 10% in the concrete mixture were studied. Tests of consistency, axial compressive strength, tensile strength by diametral compression, open porosity, water absorption and bulk density were performed. The results indicate that the substitution of the residue in low percentages provides strength gains in concrete. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville,SC |
pt_BR |
dc.subject |
Adição mineral |
pt_BR |
dc.subject |
resíduo |
pt_BR |
dc.subject |
concreto compactado com rolo |
pt_BR |
dc.subject |
sustentável |
pt_BR |
dc.title |
Análise da viabilidade técnica da utilização da cinza de madeira em concreto compactado com rolo em sub base de pavimentos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Hastenpflug, Daniel |
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