Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do Ensino Fundamental maior

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do Ensino Fundamental maior

Mostrar registro simples

dc.contributor.author CARVALHO, Márcia Monteiro
dc.date.accessioned 2018-10-30T18:31:26Z
dc.date.available 2018-10-30T18:31:26Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation CARVALHO, Márcia Monteiro. Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do Ensino Fundamental maior. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística). Universidade Federal do Pará. 2012. Orientadora: Dra. Myriam Crestian Chaves da Cunha pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190924
dc.description.abstract Esta pesquisa, que tem por pano de fundo a problemática da inclusão dos surdos na escola, volta-se mais especificamente para a avaliação da proficiência em leitura desses alunos no Ensino Fundamental maior, com o objetivo de identificar as habilidades de leitura que os alunos surdos melhor dominam e as dificuldades encontradas por eles no tocante à apropriação da modalidade escrita da língua portuguesa. Para essa pesquisa, foi realizado um estudo de caso com três alunos surdos dos 6º e 9º anos da rede regular de ensino em uma escola municipal inclusiva de Castanhal (PA). Como instrumento de análise de sua competência leitora foi feito um recorte da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Para a coleta de dados o teste foi aplicado três vezes: uma primeira vez sem nenhum tipo de interação com os alunos; uma segunda em que a pesquisadora pediu aos alunos que justificassem suas respostas para elucidar melhor suas estratégias de leitura. Na última aplicação, foram usados dois itens do teste traduzidos para LIBRAS, para verificar se, dessa forma, a compreensão do texto seria mais elevada. Pretendia-se, com isso, propor pistas para a realização de uma avaliação diagnóstica dos alunos surdos, contribuindo assim para uma melhor orientação dentro das escolas inclusivas que supostamente adotam a proposta bilíngue. Porém os resultados obtidos evidenciaram uma realidade alarmante, na qual os alunos investigados apresentam um nível de leitura abaixo do esperado para a série na qual estão matriculados e não dominam nenhuma das capacidades identificadas nos oito descritores do teste. Na tentativa de ler, os alunos utilizam estratégias como ―caça-palavras‖, não relacionam o comando de questão com o texto e fazem poucas inferências, entre outros problemas. Esses resultados mostram o quanto são nefastas as consequências de uma inclusão feita sem uma avaliação diagnóstica da competência linguageira efetiva dos surdos, tanto em LIBRAS quanto em língua portuguesa. A reflexão fundamenta-se em estudos relativos à educação do surdo, em particular no que diz respeito à leitura da criança surda, ao acesso a LIBRAS e à escola bilingue, com base em autores como Quadros (1997), Gesser (2009) Pereira (2009), Lopes (2004), Reily (2004), Salles (2004). Também são apresentados conceitos de leitura e modelos psicolinguísticos da construção do sentido, com apoio em especialistas da leitura ou em ensino/aprendizagem de língua, tais como Smith (1989), Kleiman (1985), Moita Lopes (1996), Soares (1998) e Rojo (1999). Finalmente, a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem, com especial atenção para as competências de leitura busca apoio em estudiosos como Perrenoud (1999), Luckesi (2006), Hoffmann (2009), Marcuschi (2004) e Suassuna (2007), entre outros. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFPA pt_BR
dc.subject Surdo pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Compreensão escrita pt_BR
dc.subject Português língua segunda pt_BR
dc.title Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do Ensino Fundamental maior pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
CARVALHO Márcia ... 012 (dissertação) UFPA.pdf 964.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar