Simetria e reflexão: investigações em uma escola inclusiva

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Simetria e reflexão: investigações em uma escola inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author SANTOS, Heliel Ferreira dos
dc.date.accessioned 2018-10-29T19:43:39Z
dc.date.available 2018-10-29T19:43:39Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation SANTOS, Heliel Ferreira dos. Simetria e reflexão: investigações em uma escola inclusiva. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Bandeirante de São Paulo. 2012. Orientadora: Dra. Siobhan Victoria Healy pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190873
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de situações de aprendizagem nas quais alunos surdos e alunos ouvintes podem trabalhar juntos com atividades matemáticas. Ele também visa compreender os processos de aprendizagem matemática que emergem durante a negociação das demandas dessas situações. Mais especificamente, centra-se nos conceitos de simetria e reflexão e nas interações de alunos com uma ferramenta digital, um micromundo matemático, no qual objetos geométricos são representados por tartarugas programáveis e seus movimentos na tela. O micromundo foi elaborado para permitir acesso para uma diversidade de maneiras de ver e sentir relações geométricas. Como fundamentação teórica, utilizou ideias de Vygotsky sobre a mediação e sobre como aprendizes sem acesso a um ou outro campo sensorial buscam superar esta ausência por meio de ferramentas substitutas. O estudo também foi guiado pela visão construcionista de Papert e especialmente sua crença que uma sintonicidade entre representações matemáticas e aspectos do corpo humano é importante em possibilitar aprendizagem matemática. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com base nos métodos associados a Design Experiments, uma metodologia que tem como meta estudar os processos por meio do qual os aprendizes apropriam ideias matemáticas especificas, junto com as práticas e tarefas que sustentam estes processos. Um grupo de oito alunos da 6ª. Série participaram no estudo. Cinco dos alunos eram surdos ou tinham deficiência auditiva e três eram ouvintes. As análises exploraram como os alunos interagiam com as ferramentas do micromundo e as diferentes línguas pelas quais estas explorações foram mediadas, incluindo língua oral, língua de sinais, gestos e a linguagem de programação do micromundo. Os resultados indicam que todos os alunos ficaram envolvidos na apropriação de propriedades matemáticas associadas à transformação reflexão, com os significados expressos emergindo de suas tentativas de coordenar os diferentes recursos linguísticos com as manifestações físicas associadas aos movimentos dos objetos computacionais na tela e seus próprios corpos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UNIBAN pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Micromundos pt_BR
dc.subject Reflexão pt_BR
dc.subject Alunos Surdos pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Corpo e Cognição pt_BR
dc.title Simetria e reflexão: investigações em uma escola inclusiva pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
SANTOS Heliel F ... 2 (dissertação) UNIBAN.pdf 3.057Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar