A comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author NEVES, Maria Janete Bastos das
dc.date.accessioned 2018-10-29T17:22:35Z
dc.date.available 2018-10-29T17:22:35Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation NEVES, Maria Janete Bastos das. A comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos. 2011. 131 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará. 2011. Orientador: Dr. Francisco Hermes Santos da Silva pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190859
dc.description.abstract A pesquisa tem como premissa fundamental analisar situações de ensino de matemática com o conteúdo de problemas multiplicativos classificados com base em Huete e Bravo (2006) mediante a prática docente de professores (surdos e ouvintes) com alunos surdos, buscando indicativos de obstáculos metodológicos que podem estar presentes no processo de comunicação matemática em situações de ensino envolvendo estes sujeitos. Como eixo norteador da pesquisa, buscamos um referencial teórico que embasa o processo de ensino e aprendizagem para surdos com ênfase na especificidade do ensino de matemática que tem como veículo propulsionador a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), procuramos suscitar reflexões acerca de quais condições devem sustentar este ensino. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. Os registros foram feitos através de filmagens. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didáticos e pedagógicos, presentes nas ações dos sujeitos de pesquisa e que contribuíram para a obstaculização ou sucesso do ensino e aprendizagem do conteúdo envolvido. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido competências que passam por um amplo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e estratégias de ensino específicas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFPA pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title A comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
NEVES Maria Jan ... 011 (dissertação) UFPA.pdf 884.7Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar