Raciocínio qualitativo e desenvolvimento de raciocínio hipotético-dedutivo: uma proposta para alunos surdos

DSpace Repository

A- A A+

Raciocínio qualitativo e desenvolvimento de raciocínio hipotético-dedutivo: uma proposta para alunos surdos

Show simple item record

dc.contributor.author ALVES, Fabrício Bechepeche
dc.date.accessioned 2018-10-28T04:11:49Z
dc.date.available 2018-10-28T04:11:49Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation ALVES, Fabrício Bechepeche. Raciocínio qualitativo e desenvolvimento de raciocínio hipotético-dedutivo: uma proposta para alunos surdos. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília. 2015. Orientador: Dr. Paulo Sérgio Bretas de Almeida Salles pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190815
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo a elaboração da proposta de um curso baseado no uso de Modelagem Qualitativa para aquisição de conceitos científicos por alunos surdos dentro de um contexto bilíngue. Para isso, foram utilizados e avaliados materiais didáticos baseados em Modelos Qualitativos (MQ) construídos na bancada de modelagem DynaLearn,buscando explorar silogismos e raciocínio hipotético-dedutivo de forma interativa e visualmente atrativa, por meio de modelos e de simulações.Para coletar os dados e verificar a hipótese desta pesquisa, foi aplicado um curso-piloto junto a alunos surdos de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, localizada em Taguatinga, Distrito Federal.Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas realizadas com professores intérpretes, exercícios e testes respondidos por alunos, e posteriormente,submetidos a análises qualitativas e estatísticas Os resultados mostraram relatos de impressões positivas por parte dos professores intérpretes e comprovados pelos resultados dos questionários e testes aplicados aos alunos.Trabalhar com Raciocínio Qualitativo fazendo uso de modelagem e apresentada de forma adaptada em um contexto bilíngue mostrou-se ferramenta valiosa na educação científica de alunos surdos do Ensino Médio, com grande potencial de interatividade e de desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo. Com base nesses resultados, foi construída uma proposta de curso na qual é descrito o passo-a-passo de como utilizar modelos de simulação dentro de um contexto bilíngue (LIBRAS/Português escrito), e fazer uso de recursos visuais para tornar mais compreensivo o uso de modelos qualitativos por alunos surdos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UnB pt_BR
dc.subject Raciocínio qualitativo pt_BR
dc.subject Modelagem qualitativa pt_BR
dc.subject Raciocínio hipotético dedutivo pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.title Raciocínio qualitativo e desenvolvimento de raciocínio hipotético-dedutivo: uma proposta para alunos surdos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
ALVES Fabrício ... 2015 (dissertação) UnB.pdf 3.524Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar