A formação do professor de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A formação do professor de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author SILVA, Rosana Cipriano Jacinto da
dc.date.accessioned 2018-10-27T01:34:21Z
dc.date.available 2018-10-27T01:34:21Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation SILVA, Rosana Cipriano Jacinto da. A formação do professor de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de Brasília. 2010. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190799
dc.description.abstract A formação de professores voltada para a educação bilíngue de surdos no âmbito da educação formal tem suscitado a discussão acerca das dificuldades que esses profissionais enfrentam em suas práticas pedagógicas. O estudo desenvolveu-se no âmbito de um programa de capacitação de professores de surdos, realizado pela Universidade de Brasília, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do DF, com apoio da SEESP/MEC e de Secretarias Estaduais de Educação, nas diferentes unidades da federação, no sentido de elaborar diagnóstico da situação vivenciada por esses profissionais. Foram aplicados questionários aos participantes do programa. As respostas foram examinadas à luz da metodologia qualitativa de análise, com vistas a fornecer subsídios à pesquisa na área educacional e linguística. Desta forma realizamos nosso trabalho empírico com setenta e um professores da rede pública estadual de ensino de Sergipe, Maranhão e Distrito Federal, em contexto de formação continuada, onde solicitamos, aos professores do Maranhão e de Sergipe, que respondessem a cinco perguntas abertas voltadas para suas práticas, atitudes, crenças e concepções acerca de sua prática pedagógica e sessões de grupo focal com os professores do Distrito Federal. Em nosso trabalho utilizamos o critério de Análise de Conteúdos tendo a análise dos dados evidenciado que as dificuldades encontradas em sala de aula, no processo de educação bilíngue dos surdos, estão relacionadas à falta de interesse e participação dos pais, à inaplicabilidade da legislação vigente, à falta de domínio da Língua Brasileira de Sinais pelos professores, entre outras. Algumas falas dos professores serão utilizadas para efeito de ilustração dos resultados encontrados. Será também relatada uma experiência pessoal da autora de participação na formação de professores de educação de surdos em Angola, onde a formação do professor é também uma questão merecedora de atenção. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UnB pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.title A formação do professor de alunos surdos: concepções, dificuldades e perspectivas pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
SILVA Rosana Ci ... 2010 (dissertação) UnB.pdf 1.383Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar