Narrativas e processos de desenvolvimento bicultural: trajetórias escolares de surdos jovens

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Narrativas e processos de desenvolvimento bicultural: trajetórias escolares de surdos jovens

Mostrar registro simples

dc.contributor.author RIBEIRO, Camila de Brito
dc.date.accessioned 2018-10-21T17:42:59Z
dc.date.available 2018-10-21T17:42:59Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation RIBEIRO, Camila de Brito. Narrativas e processos de desenvolvimento bicultural: trajetórias escolares de surdos jovens. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde). Universidade de Brasília. 2014. Orientadora: Dra. Daniele Nunes Henrique Silva pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190702
dc.description.abstract Historicamente, a escolarização dos surdos é um ponto amplo de discussão que tem sido marcado pela singularidade linguística desses sujeitos. Caracterizadas por uma transição de diferentes filosofias educacionais nas últimas três décadas e organizadas pelas políticas públicas de inclusão, as ofertas educativas foram diversificadas, conferindo vivências múltiplas no espaço escolar. A instituição escolar é lócus da constituição subjetiva dos surdos, por ser o núcleo social onde a maioria deles tem contato com seus pares e com a língua de sinais, uma vez que 95% dos surdos são provenientes de famílias ouvintes. É na escola que a criança surda acessa, de forma mais elaborada, elementos culturais e simbólicos. Reconhecendo essa condição, o presente estudo tem como temática o processo de escolarização dos surdos, especificamente, as relações entre escolarização e constituição bicultural. O objetivo desta pesquisa foi compreender as narrativas dos surdos sobre seus processos de escolarização, evidenciando como estas se articulam às políticas e filosofias educacionais em prol daquele público e como a vida na escola se relaciona aos processos formativos biculturais. Os sujeitos participantes da pesquisa são surdos que se comunicam pela língua de sinais e que estão em fase de conclusão ou concluíram recentemente a educação básica. O trabalho de campo foi realizado em uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal, por meio de discussões em um grupo focal. Os encontros foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, formada por uma pedagoga (pesquisadora deste trabalho), uma psicóloga e dois intérpretes – um para cada semestre do trabalho de campo. Foram realizados 17 encontros semanais durante o segundo semestre de 2012 e o primeiro de 2013, cada um com duração média de uma hora e meia. Os dados foram videogravados e transcritos integralmente para análise. Sob o enfoque microgenético, foram estruturados dois eixos de análise: o eixo A – As narrativas sobre as trajetórias escolares dos surdos, que foi subdividido em A1 – O que narra o surdo sobre sua trajetória escolar e A2 – As especificidades da inclusão: a língua, o intérprete e a pedagogia da imagem; e o eixo B – Os impactos da vida na escola para o desenvolvimento bicultural. Os resultados do estudo apontam que as trajetórias escolares foram diversificadas, englobando as principais mudanças das filosofias educacionais e das políticas públicas. Diante dessas experiências, as especificidades da constituição bicultural foram marginalizadas na escola. Porém, a presença da língua de sinais e o convívio com outros surdos foram aspectos fundamentais na vida escolar dos sujeitos da pesquisa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UnB pt_BR
dc.subject Escolarização pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Constituição bicultural pt_BR
dc.subject Psicologia do desenvolvimento pt_BR
dc.title Narrativas e processos de desenvolvimento bicultural: trajetórias escolares de surdos jovens pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
RIBEIRO Camila de Brito 2014 (dissertação) UNB.pdf 3.093Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar