Ensino de geografia para estudantes surdos: concepções e práticas pedagógicas

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Ensino de geografia para estudantes surdos: concepções e práticas pedagógicas

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Título: Ensino de geografia para estudantes surdos: concepções e práticas pedagógicas
Autor: PENA, Fernanda Santos
Resumo: Desde o ano de 1992, o município de Uberlândia/MG oferece atendimento especializado aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Historicamente, nem sempre essa preocupação esteve presente no espaço escolar. Apesar dos avanços conquistados após duas décadas de experiências, não se sabe, ao certo, se os profissionais que atuam nessa rede são adequadamente capacitados e se esses alunos estão sendo, de fato, incluídos. Com relação ao ensino de Geografia, os estudos e pesquisas são ainda incipientes. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo analisar o ensino de Geografia para estudantes surdos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em escolas municipais de Uberlândia/MG. Conheceu-se o processo de inclusão desses estudantes e identificaram-se as concepções e as práticas pedagógicas de professores de Geografia, de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de intérpretes de Libras. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, por meio de dois tipos de coleta de dados: a entrevista semiestruturada e a observação. Buscou-se conhecer, em especial, a formação dos profissionais que atuam com os estudantes surdos, as metodologias e os materiais didáticos de Geografia utilizados, a eficiência dos recursos visuais, os apoios oferecidos para a melhoria da prática pedagógica dos professores de Geografia, assim como as demandas para que os estudantes surdos tenham maior sucesso escolar. A pesquisa concluiu que a maioria dos professores de Geografia não é capacitada para lecionar para estudantes surdos. Esses professores não fazem uso da Libras e possuem dependência integral do intérprete para que haja comunicação com os estudantes surdos. A relação dos professores de Geografia com os professores do AEE também é deficitária. Observou-se a necessidade da criação de momentos em que esses profissionais possam dialogar e, juntos, construir as alternativas para a melhoria do ensino dos estudantes surdos. Esses entraves dificultam a realização de práticas pedagógicas significativas ao processo de escolarização de alunos surdos e, também, acabam por restringir a participação deles na sociedade. Concluiu-se que as demandas atuais mais urgentes para a inclusão escolar dos estudantes surdos são: a capacitação dos professores, incluindo o aprendizado da Libras; a aproximação entre o AEE e os professores da sala de aula regular; a presença constante do intérprete de Libras, bem habilitado, na sala de aula, assim como a pesquisa e a utilização de metodologias e materiais didáticos de Geografia significativos para esses estudantes. O ensino de Geografia deve ser recorrente às práticas pedagógicas baseadas na visualização, pois os recursos visuais facilitam o aprendizado dos alunos surdos e podem fazer a ponte entre os conhecimentos cotidianos e científicos. Os artefatos tecnológicos, a Internet, os mapas conceituais, o uso de imagens, de mapas e maquetes, assim como a realização de Trabalho de Campo são promissores.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190633
Data: 2012


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PENA Fernanda Santos 2012 (dissertação) UFG.pdf 2.551Mb PDF Visualizar/Abrir

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