Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural

DSpace Repository

A- A A+

Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural

Show simple item record

dc.contributor.author Alves, Antonio Mauricio Medeiros
dc.contributor.author Ripe, Fernando
dc.date.accessioned 2018-09-02T23:46:37Z
dc.date.available 2018-09-02T23:46:37Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ALVES, A. M. M.; RIPE, F. Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural. HISTEMAT, v. 3, n. 2, p. 124 - 139, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189565
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/163/109 pt_BR
dc.description.abstract Esse artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da História Cultural na definição do objeto de pesquisa e da metodologia adotada numa pesquisa de doutorado, servindo como base metodológica e pano de fundo desse estudo no qual se realizou uma análise histórica da abordagem Matemática em livros didáticos do ensino primário, que compõem as coleções “Estrada Iluminada” e “Nossa Terra Nossa Gente”, produzidos no estado do Rio Grande do Sul, no período de 1960- 1978, de autoria das professoras gaúchas Nelly Cunha e Cecy Cordeiro Thofehrn. Numa abordagem qualitativa, usando como principal metodologia a análise documental, o estudo privilegiou os livros didáticos como fontes e objeto de pesquisa, a partir de referenciais da História Cultural, dentre os quais se destacam Chartier, Choppin, Chervel, De Certeau, entre outros, a fim de responder ao problema de pesquisa, seja esse, desvelar como o Movimento da Matemática Moderna constituiu-se no RS e compreender como a Matemática Moderna foi incorporada nas coleções “Nossa Terra Nossa Gente” a partir da reelaboração da coleção “Estrada Iluminada”. Pela análise dos livros, foi possível identificar quais conteúdos da Matemática Moderna foram contemplados na reelaboração de tais coleções, identificando, assim, o desenvolvimento e a influência desse movimento na produção didática gaúcha em estudo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher HISTEMAT pt_BR
dc.subject História cultural pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Matemática Moderna pt_BR
dc.subject Ensino Primário pt_BR
dc.title Análise histórica de livros didáticos na educação matemática: um estudo a partir da história cultural pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Alves - ANÁLISE ... DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO.pdf 226.2Kb PDF View/Open Artigo revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar