La introducción del sistema métrico decimal en las escuelas primarias portuguesas y brasileñas en el siglo XIX y los cambios en la aritmética escolar

DSpace Repository

A- A A+

La introducción del sistema métrico decimal en las escuelas primarias portuguesas y brasileñas en el siglo XIX y los cambios en la aritmética escolar

Show simple item record

dc.contributor.author Zuin, Elenice de Souza Lodron
dc.date.accessioned 2018-09-02T14:23:06Z
dc.date.available 2018-09-02T14:23:06Z
dc.date.issued 2018-06
dc.identifier.citation ZUIN, E. S. L.. La Introducción del Sistema Métrico Decimal en las Escuelas Primarias Portuguesas y Brasileñas en el Siglo XIX y los Cambios en la Aritmética Escolar. PARADIGMA (MARACAY), v. XXXIX, p. 223-248, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189547
dc.description Disponível em: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/paradigma/article/view/6904 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, apresento alguns resultados de minha pesquisa sobre mudanças na aritmética escolar que ocorreram em meados do século XIX, no Brasil e em Portugal, estabelecidas pela introdução do sistema métrico em escolas primárias públicas e privadas. As alterações foram significativas, não só pela necessidade de integrar um novo tópico, mas também porque outros conteúdos deveriam ser adicionados, como os números decimais, que, em geral, não faziam parte dos tópicos escolares. Para ajudar os professores, novos livros didáticos foram editados e as aritméticas existentes foram retrabalhadas. análise e descrição de alguns livros didáticos adotados em Portugal e no Brasil, que são destacadas nesta reformulação da aritmética, para os anos de publicação antes e, em seguida, após a formalização do sistema métrico ou o seu uso nas escolas é apresentado. Como um período de transição, o reconhecimento e aceitação de um novo sistema de pesos e medidas é abordado, não foi possível verificar o estabelecimento de uma "vulgata" nos livros analisados. pt_BR
dc.language.iso es pt_BR
dc.publisher Revista Paradigma pt_BR
dc.subject Siglo XIX pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.subject Portugal pt_BR
dc.subject Aritmética escolar pt_BR
dc.subject Sistema métrico decimal pt_BR
dc.title La introducción del sistema métrico decimal en las escuelas primarias portuguesas y brasileñas en el siglo XIX y los cambios en la aritmética escolar pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
LA INTRODUCCIÓN ... ECIMAL EN LAS ESCUELAS.pdf 275.7Kb PDF View/Open Revista Paradigma

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar