A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente

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A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente

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Título: A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
Autor: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Resumo: A tese central desenvolvida neste trabalho é a de que o movimento global de renovação do ensino da Matemática, conhecido como Movimento da Matemática Moderna (MMM), constituiu-se, no estado do Rio Grande do Sul, de maneira heterogênea, uma vez que houve um conjunto de ações orquestradas por sujeitos pertencentes a diferentes instituições de ensino/formação/pesquisa, tendo esse movimento influenciado a produção didática local, o que levou a reelaboração da coleção Estrada Iluminada que, sob o novo título de Nossa Terra Nossa Gente , apresenta a Matemática Moderna, fortemente influenciada pelos estudos do matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. O MMM teve origem em meados de 1960, período marcado, no Brasil e no mundo, por importantes discussões sobre a necessária renovação do ensino da Matemática. No Rio Grande Sul, porém, já havia, desde o início da década de 1950, uma preocupação com a formação dos professores, graças aos estudos desenvolvidos no campo da psicologia cognitiva, cujo principal representante foi Jean Piaget. Esse debate envolveu diferentes sujeitos, vinculados a diversas instituições, como as Escolas Normais, as Universidades, o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) e o Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre (GEEMPA). Esses sujeitos incluíam, nas temáticas por eles discutidas, tópicos da Matemática Moderna, como, por exemplo, a Teoria dos Conjuntos, tendo contribuído com o debate sobre a modernização do ensino da Matemática no RS, bem como com a formação de professores, em especial daqueles que atuavam no Ensino Primário. Nesse mesmo período, houve, no estado, um processo de profissionalização da/na produção didática gaúcha, quando os livros para o ensino primário passaram a ser produzidos, em grande parte, por Técnicas Educacionais e por Orientadoras Primárias do CPOE entre os anos de 1950 e 1980. Nesse contexto, merece destaque a produção didática das professoras Cecy Cordeiro Thofehrn e Nelly Cunha, autoras dos livros didáticos tomados como objeto e fonte principal de estudo nesta pesquisa: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente . Foram reunidos 52 exemplares pertencentes a essas coleções, os quais, após um processo de análise horizontal, reduziram-se a 17 volumes. A partir de uma análise vertical, foram construídos os dados para a pesquisa e cuja interpretação foi realizada considerando quatro princípios (categorias) identificados nas leituras das obras de referência do MMM: Teoria dos Conjuntos, operações aritméticas, estudo das relações e estruturas topológicas. Assim, pela análise dos livros em foco, foi possível identificar quais conteúdos da Matemática Moderna foram contemplados na reelaboração de tais coleções. Além dos livros didáticos, outras fontes, como legislações, obras de autores de referência sobre o MMM e diferentes trabalhos acadêmicos produzidos sobre esse movimento, contribuíram igualmente para a escrita deste estudo. Com os resultados obtidos, o trabalho pretende contribuir com a História da Educação Matemática, das Disciplinas Escolares e dos Livros Didáticos.
Descrição: A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Orientadora: Eliane Teresinha Peres. - Pelotas, 2013. 1. Educação 2. HIstória da educação matemática 3. Matemática Moderna 4. Ensino primário 5. Livro didático
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189342
Data: 2013-11-26


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