Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Borges, Rosimeire Aparecida Soares
dc.contributor.author Cruz, Érica Nadir de Andrade
dc.date.accessioned 2018-08-22T02:43:11Z
dc.date.available 2018-08-22T02:43:11Z
dc.date.issued 2018-04-27
dc.identifier.citation CRUZ, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). 2018. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189238
dc.description Cruz, Érica Nadir de Andrade. Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930). / Érica Nadir de Andrade Cruz. Pouso Alegre: 2018.145f Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí. 2018. Orientadora: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges 1. Revistas Pedagógicas. 2. Ensino Primário. 3. Saberes elementares aritméticos. 4. Ensino Intuitivo. 5. Escola Nova. pt_BR
dc.description.abstract Mudanças que ocorrem no sistema educativo e na cultura escolar chegam à escola por meio de propostas reformistas e de legislação prescrita pelo Estado, as quais têm por finalidade interferir nos rumos da educação. Nesse contexto, as disciplinas escolares, que se constituem influenciadas pela cultura escolar, também sofrem transformações. Com a Matemática não é diferente, seu ensino é modificado no decorrer dos variados períodos históricos. Os anseios, que os professores têm em relação à essas transformações na educação, muitas vezes, são veiculados para os professores primários por meio da imprensa pedagógica. Os periódicos pedagógicos são objetos culturais que guardam as marcas de sua produção e usos que deles foram feitos e levam aos professores metodologias de ensino, conteúdos a serem ministrados, legislação educacional, discursos ministeriais, dentre outros, conforme Carvalho (2006). Assim, considerando as reformas educacionais ocorridas no período em estudo e as mudanças provocadas no sistema educacional, tomando as revistas pedagógicas como fontes para esta investigação, uma questão se coloca: o que dizem as revistas pedagógicas editadas no período 1890 (emergência dos grupos escolares) a 1930 (afirmação da Escola Nova) sobre o que ensinar em aritmética nos primeiros anos escolares? Para responder a esse questionamento o objetivo deste estudo é investigar as apropriações das propostas educacionais reformistas que foram feitas pelos autores dos artigos estudados, em relação ao ensino da Aritmética nos primeiros anos escolares nesse período. Esta investigação, de cunho histórico comparativo, tem como base teórico-metodológica a História Cultural e busca amparo nas ideias defendidas por Valente (2012), Chervel (1990), Chartier (1991), Vinão (2000). Este estudo permite afirmar que os autores dos artigos analisados, embora em estados regionalmente distantes, se apropriaram dos fundamentos da pedagogia do método intuitivo, aqueles publicados da década de 1890 até meados dos anos 1920, quanto da pedagogia da Escola Nova refletida nos artigos publicados em 1928 e 1930. É notória, nesses artigos, a diferença entre o papel atribuído ao aluno na aprendizagem dos saberes elementares aritméticos e ao professor aquele que no método intuitivo ensina a aritmética e passa na Escola Nova a ser um facilitador da aprendizagem, enquanto o aluno assume uma centralidade no ensino. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Revistas pedagógicas. pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Saberes elementares aritméticos pt_BR
dc.subject Ensino Intuitivo pt_BR
dc.subject Escola nova pt_BR
dc.title Os Saberes Elementares Aritméticos em Revistas Pedagógicas Brasileiras (1890-1930) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Érica Nadir Cruz.pdf 4.518Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Érica Nadir Cruz

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar