Uma revisão bibliográfica sobre o "ensino de física moderna e contemporânea através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação"

DSpace Repository

A- A A+

Uma revisão bibliográfica sobre o "ensino de física moderna e contemporânea através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação"

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Sônia Maria Silva Correa de Souza
dc.contributor.author Amorim, Fernando Henrique
dc.date.accessioned 2018-08-20T17:49:32Z
dc.date.available 2018-08-20T17:49:32Z
dc.date.issued 2018-07-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189184
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão bibliográfica dos últimos 10 anos sobre ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) através do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), dos principais meios de divulgação de pesquisa em ensino de Física e Ciências: SNEF, EPEF, ENPEC, a Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física. A ideia da pesquisa surgiu devido a uma carência dos temas de FMC em minha graduação, portanto senti necessidade de complementar minha formação, buscando possibilidades de trabalhar esses temas com uso das tecnologias. Foi feita uma análise documental dos 67 trabalhos encontrados, ressaltamos as principais metodologias e formas trabalhadas, obtendo assim um panorama geral dessas publicações com relação ao uso da tecnologia e o conteúdo abordado. Percebemos que existem temas, como: Efeito Fotoelétrico, Dualidade onda-partícula e Radioatividade, que são bastante discutidos e formas de uso das TDIC principalmente Simuladores e RAV’s que ganham destaque pelo número de trabalhos. Palavras-chave: Física Moderna. Tecnologias. TDIC. Ensino de Física. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT The present work has the objective of presenting a bibliographical review of the last 10 years on the teaching of Modern and Contemporary Physics (MCP) through the use of information and communication technologies (ICT), the main means of dissemination of research in Physics teaching and Sciences: SNEF, EPEF, ENPEC, Revista Brasileira de Ensino de Física and Caderno Brasileiro de Ensino de Física.. The idea of the research came about due to a lack of MCP subjects in my undergraduate degree, so I felt the need to complement my training, looking for possibilities to work on these topics using the technologies. A documentary analysis was made of the 67 papers found, we highlight the main methodologies and forms worked, thus obtaining an overview of these publications regarding the use of technology and the content addressed. We noticed that there are themes, such as: Photoelectric Effect, Waveparticle Duality and Radioactivity, which are quite discussed and forms of use of the ICT mainly Simulators and audio visual resources that are highlighted by the number of works. Keywords: Modern Physics. Technologies. ICT. DICT. Physics Education. pt_BR
dc.format.extent 62 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.rights Open Access en
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Física Moderna pt_BR
dc.subject TDIC pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Uma revisão bibliográfica sobre o "ensino de física moderna e contemporânea através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação" pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Fernando H. Amorim - TCC.pdf 730.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar