A (im)possibilidade do mapa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A (im)possibilidade do mapa

Mostrar registro completo

Título: A (im)possibilidade do mapa
Autor: Dal Pont, Karina Rousseng
Resumo: A (im)possibilidade do mapa combate os modos predominantes como a cartografia é ensinada. Seja pela reprodução como imagem estática dos fenômenos espaciais, ou como discurso que fixa a leitura do mundo, a cartografia escolar é considerada um problema nesta pesquisa. Porém, mais do que definir outro meio didatizante de ensinar cartografia, esta tese escolhe pela criação de resistências na educação geográfica ao se aproximar da arte contemporânea. O que pode a arte contemporânea diante do que parece não se mover com a cartografia escolar? Um conjunto de obras e artistas foi escolhido por apresentar o mapa e os objetos da educação geográfica provocando outros sentidos que movem silenciamentos e invisibilidades na educação cartográfica. O estudo das obras pelo processo de criação dos artistas e das imagens de suas obras é incorporado a esta pesquisa assim como a proposição de práticas pedagógicas na Educação Básica, e no Ensino Superior. Aciono, pela invenção e abertura ao sensível, outras estéticas cartográficas a partir da imersão em oficinas de bordado, colagem e gravuras. Exercito o pensamento, através da potência dessas ferramentas artísticas, com a educação geográfica, como parte de um processo formativo emaranhado pela arte e pela educação. Nesse processo, afirmo o desejo de operar com as imagens cartográficas como expressão e sensação ao traçar, sobre a cartografia escolar, possibilidades de exercitar a imaginação e outros modos de ler o mundo. Algo ainda indefinido, provisório, não localizável nos manuais de metodologias de ensino, que ainda possa estar de passagem.Abstract : The (im) possibility of the map fights the predominant modes as cartography is taught. Whether by reproduction as a static image of spatial phenomena, or as a discourse that sets the world reading, school cartography is considered a problem in this research. But rather than defining another method of teaching cartography, this thesis chooses to create resistance in geographic education by approaching contemporary art. What can contemporary art in front of what seems to not move with school cartography? A set of works and artists was chosen for presenting the map and the objects of the geographic education provoking other senses that move silences and invisibilities in the cartographic education. The study of works by the process of creation of artists and the images of their works is incorporated into this research as well as the proposition of pedagogical practices in Basic Education and Higher Education. I activate, by the invention and opening to the sensitive, other cartographic aesthetics from the immersion in workshops of embroidery, collage and engravings. I exercise the thought, through the power of these artistic tools, with geographic education, as part of a formative process entangled by art and education. In this process, I affirm the desire to operate with the cartographic images as an expression and sensation when tracing, on school cartography, possibilities of exercising the imagination and other ways of reading the world. Something still undefined, provisional, not found in the manuals of teaching methodologies, which may still be in transit.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189033
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1313-T.pdf 8.779Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar