Utilização de EPS em aterro sobre solo mole: Encontro do viaduto da pista de duplicação da BR-470, na interseção com a BR-101 – Navegantes/SC

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Utilização de EPS em aterro sobre solo mole: Encontro do viaduto da pista de duplicação da BR-470, na interseção com a BR-101 – Navegantes/SC

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Title: Utilização de EPS em aterro sobre solo mole: Encontro do viaduto da pista de duplicação da BR-470, na interseção com a BR-101 – Navegantes/SC
Author: Oliveira, Marianna Monteiro de
Abstract: A presente pesquisa aborda uma aplicação prática de obras rodoviárias sobre solos moles, por meio de um estudo de caso relacionado à construção de um aterro de encontro do viaduto da pista de duplicação da BR-470, na interseção com a BR-101. A área de estudo localiza-se no município de Navegantes, Santa Catarina. Destaca-se a existência de uma estrutura de terra armada nesse local. A solução geotécnica avaliada consiste na utilização de blocos de EPS (Poliestireno expandido) para a construção do aterro. Primeiramente, é apresentada uma fundamentação teórica baseada nos tópicos: solos moles, teorias utilizadas na mecânica dos solos, parâmetros e ensaios geotécnicos, modelos construtivos de aterros sobre solos moles e, por fim, especificações referentes ao EPS. O objetivo da pesquisa é avaliar a magnitude dos deslocamentos gerados após a construção do aterro de encontro, por meio de cálculos teóricos e da modelagem por elementos finitos a partir do software Plaxis, além de caracterizar o solo de fundação do local por meio de ensaios geotécnicos e correlações. Nesta análise também é avaliada a influência desta construção na estrutura de terra armada existente. Como forma de justificativa e comparação analisou-se uma solução convencional de solo compactado. Os resultados mostram diferenças consideráveis nos deslocamentos gerados entre as soluções, destacando a importância da utilização de um material leve para esta obra rodoviária, neste caso o EPS.This study addresses a practical application of road works on soft soils, through a case study related to the construction of the BR-470 doubling track viaduct meeting embankment, in the intersection with BR-101. The studied area is located in the city of Navegantes, Santa Catarina. The presence of a reinforced earth structure stands out. The evaluated geotechnical solution consists on the use of EPS blocks (Expanded Polystyrene) for the construction of the mentioned embankment. At first, a theorical foundation is presented based on the following topics: soft soils, theories used on soil mechanics, parameters and geotechnical tests, constructive models of embankments on soft soils and, at last, EPS specifications. The study aims to evaluate the magnitude of the displacements created after the construction of the meeting embankment, through theoretical calculations, and finite elements modulation made with Plaxis software, besides describing the foundation soil through geotechnical tests and correlations. In this analysis, the influence of this construction over the reinforced earth structure is also evaluated. As a way of justifying and comparing, a conventional solution for compact soil is analysed. The results show great differences in the displacements created with the solutions, highlighting the importance of the usage of a light material for this road work, in this case, EPS.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188821
Date: 2018-07-12


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