Padrões motores de escolares praticantes de ginástica rítmica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Padrões motores de escolares praticantes de ginástica rítmica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Freitas, Cintia de la Rocha
dc.contributor.author Dutra, Letícia Karolina
dc.date.accessioned 2018-08-02T15:20:38Z
dc.date.available 2018-08-02T15:20:38Z
dc.date.issued 2018-06-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188802
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O desenvolvimento motor pode ser compreendido como constantes alterações das habilidades que o ser humano adquiri ao longo de sua vida. A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva que oportuniza o desenvolvimento de um amplo leque de movimentos corporais. Ainda que as atividades ginásticas estejam presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são pouco abordadas nas aulas de Educação Física escolar. Este estudo teve como objetivo geral identificar os padrões motores de habilidades motoras fundamentais de estabilidade, locomoção e manipulação, em escolares praticantes de ginástica rítmica. Métodos: a pesquisa tem caráter descritiva e qualitativa. Participaram do estudo 20 escolares do sexo feminino, com idade entre 9 e 12 anos, praticantes de Ginástica Rítmica em um projeto de Ginástica Rítmica, em uma escola da rede pública estadual na cidade de Florianópolis. Os movimentos analisados foram: salto a partir de uma altura com aterrissagem bilateral, salto horizontal, salto com aterrisagem unilateral, equilíbrio em apoio unipodal, rolamento para frente e recepção de objetos. Para avaliar as habilidades, foi utilizado o Instrumento de padrão motor fundamental, proposto por McClenaghan e Gallahue (1978). Resultados: Os resultados indicaram que todas as crianças avaliadas atingiram o estágio de padrão maduro em todas as habilidades estudadas, com exceção de uma criança que apresentou o padrão elementar na habilidade de rolamento. Destaca-se que a prática da ginástica rítmica possibilita inúmeros benefícios motores para as crianças praticantes desta modalidade, considerando-se que contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, que irão influenciar num indivíduo autônomo durantes suas atividades cotidianas. pt_BR
dc.format.extent 52 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject padrões motores pt_BR
dc.subject habilidades fundamentais pt_BR
dc.subject escolares pt_BR
dc.subject ginástica rítmica pt_BR
dc.title Padrões motores de escolares praticantes de ginástica rítmica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Kraeski, Maria Helena


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
LETÍCIA DUTRA - TCC - corrigido.pdf 1.837Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar