Padrões motores de escolares praticantes de ginástica rítmica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Padrões motores de escolares praticantes de ginástica rítmica

Mostrar registro completo

Título: Padrões motores de escolares praticantes de ginástica rítmica
Autor: Dutra, Letícia Karolina
Resumo: O desenvolvimento motor pode ser compreendido como constantes alterações das habilidades que o ser humano adquiri ao longo de sua vida. A ginástica rítmica é uma modalidade esportiva que oportuniza o desenvolvimento de um amplo leque de movimentos corporais. Ainda que as atividades ginásticas estejam presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, são pouco abordadas nas aulas de Educação Física escolar. Este estudo teve como objetivo geral identificar os padrões motores de habilidades motoras fundamentais de estabilidade, locomoção e manipulação, em escolares praticantes de ginástica rítmica. Métodos: a pesquisa tem caráter descritiva e qualitativa. Participaram do estudo 20 escolares do sexo feminino, com idade entre 9 e 12 anos, praticantes de Ginástica Rítmica em um projeto de Ginástica Rítmica, em uma escola da rede pública estadual na cidade de Florianópolis. Os movimentos analisados foram: salto a partir de uma altura com aterrissagem bilateral, salto horizontal, salto com aterrisagem unilateral, equilíbrio em apoio unipodal, rolamento para frente e recepção de objetos. Para avaliar as habilidades, foi utilizado o Instrumento de padrão motor fundamental, proposto por McClenaghan e Gallahue (1978). Resultados: Os resultados indicaram que todas as crianças avaliadas atingiram o estágio de padrão maduro em todas as habilidades estudadas, com exceção de uma criança que apresentou o padrão elementar na habilidade de rolamento. Destaca-se que a prática da ginástica rítmica possibilita inúmeros benefícios motores para as crianças praticantes desta modalidade, considerando-se que contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, que irão influenciar num indivíduo autônomo durantes suas atividades cotidianas.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188802
Data: 2018-06-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
LETÍCIA DUTRA - TCC - corrigido.pdf 1.837Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar