Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior

Mostrar registro simples

dc.contributor.author LIMA, Elcivanni Santos
dc.date.accessioned 2018-07-28T00:16:45Z
dc.date.available 2018-07-28T00:16:45Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística). Universidade Federal de Brasília. 2006. Orientadora: Dra. Maria Izabel Santos Magalhães pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188685
dc.description.abstract O objetivo principal deste estudo é analisar como se constitui discursivamente a identidade do(a) intérprete de LIBRAS que atua na educação superior, as relações de poder presentes nessa prática e as implicações sociais da mesma. A investigação desse tema emergente na sociedade atual lança luz sobre questões como acessibilidade e igualdade de oportunidades, com a finalidade de analisar as posições identitárias ora atribuídas aos(as) intérpretes de LIBRAS ora reivindicadas por eles(as), em suas interações com outros atores sociais presentes no contexto acadêmico, principalmente professores e alunos(as) surdos(as). O arcabouço teórico-metodológico adotado é a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, trad. 2001 e 2003, Wodak, 2001 e Chouliaraki e Fairclough, 1999), que considera o discurso como um momento da prática social e é articulado com a categoria da identidade, estabelecida pela diferença (Woodward, 2000). O estudo resulta na identificação de discursos coexistentes no contexto acadêmico, ancorados em representações que tanto contribuem para a constituição da identidade social do(a) intérprete educacional quanto se inscrevem nas interações entre intérpretes, estudantes surdos(as) e professores. Além do discurso que serve à reprodução de práticas sociais excludentes, foi identificado um discurso a serviço da transformação social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Interpretação de Língua de Sinais pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.title Discurso e identidade: um olhar sobre a atuação do(a) intérprete de Libras na Educação Superior pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
LIMA Elcivanni Santos 2006 (dissertação) UNB.pdf 971.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar