O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro

Mostrar registro simples

dc.contributor.author SILVA, Adriana Ramos
dc.date.accessioned 2018-07-17T18:16:48Z
dc.date.available 2018-07-17T18:16:48Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation SILVA, Adriana Ramos. O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188350
dc.description.abstract Esta dissertação consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma escola-piloto de educação bilíngue para surdos do município do Rio de Janeiro, com objetivo de descrever e analisar parâmetros de um bilinguismo (Libras e Língua Portuguesa) para surdos no contexto da inclusão escolar. Com base em atuais políticas e literatura da área, o estudo de caso correlacionou os instrumentos de análise documental, observação de campo e entrevistas com o fim de construir dados que pudessem contribuir para a sustentação ou reformulação de práticas existentes no espaço escolar inclusivo, composto por surdos e ouvintes, em prol da qualidade na educação dos alunos surdos. O bilinguismo – Libras como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2) –, aparece como pressuposto da superação de antigas barreiras presentes no processo de escolarização de crianças surdas. O estudo pretende ainda discutir e colaborar para a formação, inicial e continuada, de diferentes agentes da escola bilíngue: professores de sala regular e de atendimento educacional especializado (AEE), intérprete de Libras e instrutor de Libras. Resultados apontam para uma carência na formação de alguns desses profissionais, questão limitante para uma bem-sucedida implantação do projeto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFRJ pt_BR
dc.subject Educação bilíngue para surdos pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.title O desafio do bilinguismo para alunos surdos no contexto da inclusão: o caso de uma escola municipal do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
SILVA Adriana Ramos 2015 (dissertação) UFRJ.pdf 2.237Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar