Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental

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Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental

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dc.contributor.author FERRARI, Ana Carolina Machado
dc.date.accessioned 2018-07-15T22:59:38Z
dc.date.available 2018-07-15T22:59:38Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation FERRARI, Ana Carolina Machado. Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. 2014. Orientadora: Dra. Cristina de Castro Frade pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188278
dc.description.abstract O objetivo geral desta Pesquisa foi investigar os limites, possibilidades e implicações da atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de Surdos em salas de aula do Ensino Fundamental. Mais precisamente, buscou-se compreender o quanto essa atuação se distancia ou se aproxima dos conhecimentos matemáticos ensinados pelo professor ouvinte. Os referenciais teóricos que fundamentaram o estudo envolveram a literatura sobre a educação dos Surdos ao longo da História, a inclusão dos Surdos em escolas regulares, o trabalho do intérprete e uma visão sociocultural da aprendizagem matemática dos Surdos. Participaram da pesquisa alunos Surdos, professores de Matemática e intérpretes de Libras de três turmas (duas de 7º e 8º anos e uma de EJA) do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A estratégia de trabalho seguiu os moldes usuais de uma pesquisa qualitativa em Educação, utilizando, como instrumentos de produção de dados, registro em áudio e vídeo de observações em salas de aula e de entrevistas semiestruturadas, e diário de campo. Para a análise dos dados foram selecionados dois episódios ocorridos nas turmas de 7º e 8º anos. Também foram discutidos trechos de entrevistas com o professor ouvinte e o intérprete de Libras da EJA. No caso das intérpretes do 7º e 8º anos foi verificado, a partir dos episódios, que ambas se distanciaram dos conhecimentos matemáticos ensinados pelo professor por duas razões principais: ausência de formação específica em Matemática ou de contatos prévios com os conteúdos matemáticos a serem trabalhados em sala de aula; ausência de competência técnica em Libras. Em relação à turma de EJA, constatou-se uma tensão entre o professor ouvinte e o intérprete de Libras acerca da responsabilidade de aprendizagem dos alunos Surdos. Em todos os casos, há uma indicação de que apenas a presença do intérprete de Libras em sala de aula não é suficiente para uma aprendizagem matemática significativa para os Surdos. E ainda que a interação direta entre professor ouvinte e alunos Surdos é desejável. Concluiu-se que os limites de atuação do intérprete em sala de aula são obscuros aos professores, intérpretes e alunos Surdos. Por fim, foram levantadas algumas questões sobre a formação de professores e intérpretes de Libras que poderão auxiliar em pesquisas futuras sobre o tema. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UFMG pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Intérprete de Libras pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Língua de Sinais pt_BR
dc.title Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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FERRARI Ana Car ... 014 (dissertação) UFMG.pdf 1.392Mb PDF Visualizar/Abrir

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