A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória

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Title: A educação museal no pensamento museológico contemporâneo: musealidade da educação e delineamentos para uma proposta política educacional a partir do uso social da memória
Author: Lima, Valdemar de Assis
Abstract: Os museus são lugares culturais cujo caráter educacional lhes infundeuma grande responsabilidade social uma vez que em seus programas,projetos e ações oportunizam a construção e implementação de políticaseducacionais para além da ambiência escolar, e favorecem acompreensão do devir das memórias de diferentes grupos entendidascomo reelaborações e ressignificações da dinâmica social. Em quepesem suas especificidades institucionais, tanto os museus quanto asescolas criam processos de construção de significados. Assim, levantarelementos relacionados à construção de uma ideia de educação a partirdos processos museais, que denominamos de educação museal, éimportante na investigação sobre os sentidos dessa modalidade deeducação, a título de alçar reflexões que indiquem as formas pelas quaisa educação é compreendida fora do discurso especializado e ajudem naconcepção de como essa possibilidade de uso educacional contribui ounão para a construção de uma visão política de museu que estimule oreconhecimento e a utilização desses lugares em serviço datransformação social. Essa pesquisa se apropria de elementos dopensamento de Walter Benjamin, presentes, principalmente, nas obrasExperiência e Pobreza e O Narrador, que suscitam discussões sobre aeducação museal, em diálogo com a questão do uso social da memória,por parte dos sujeitos históricos e as interpretações e apropriaçõespossíveis a partir dos sistemas de representação. Concatenado aopensamento benjaminiano, também lançamos mão do trabalho científicodesenvolvido por Lev Vygotsky, que enseja temas geradoresrelacionados às questões da memória, alteridade, interação social eexperiência, notadamente, no âmbito das práticas pedagógicas.Outrossim, essa pesquisa se fundamenta nos subsídios teóricosoferecidos pelos trabalhos de Eduard Palmer Thompson, além dasreflexões de Catherine Walsh sobre interculturalidade crítica e aproposta de uma pedagogia decolonial. Vygotsky, Benjamin, Thompsone Walsh têm como principal ponto de convergência a base marxista dasua produção intelectual e essa urdidura teórica servirá de ferramentapara as discussões aqui oportunizadas.Abstract : The Museums are cultural places whose educacional nature gives greatsocial responsibility once its programmes, projects and actions allowbuilding and implementing educational politics beyond the schoolambiguity and help understanding the becoming of the memories fromdifferent groups known as rearranges and resignifications of the socialdynamics. Considering its institutional features, The Museums as theSchool creat signifying process. Thus, it is important to light elementsconnected to the idea of building an education at the museums, whichwe call museum education, investigating about its senses, to launchreflections upon ways of how education is understood out of the expertdiscourse and help in conceptualizing this possibility of educational useto contribute or not to the construction of perception of the museumsthat arose the acknowledgement and use of theses places in service ofsocial change.This research uses Walter Benjamin elements such asthose in One way Street and The Story Teller which brings discussionsabout museum education in dialogue with the social use of memory forthe historical subjects and the possible interpretation and appropriationfrom the representation system. Along with Benjamin thought, we handwith the scientific work of Lev Vygotsky with ignites the leading themerelate to memory, alterity, social interaction and experience, mainly inthe pedagogical practices. Besides, this research grounds itself byEduard Palmer Thompson work and Catherine Walsh reflections aboutcritical interculturality and the propouse of a decolonial pedagogy.Vygostsky, Benjamin, Thompson and Walsh has as the main crossroadthe Marxist basis of their intellectual production and this theorical warpwill serve as a tool for the following discussion.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188265
Date: 2017


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