Estudo de cargas em um semirreboque carrega tudo utilizando métodos numéricos e análise experimental

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Estudo de cargas em um semirreboque carrega tudo utilizando métodos numéricos e análise experimental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rabelo, Marcos Alves
dc.contributor.author Köhler, Leonardo Linshalm
dc.date.accessioned 2018-07-13T18:01:49Z
dc.date.available 2018-07-13T18:01:49Z
dc.date.issued 2018-07-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188241
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo voltado às simulações computacionais, auxiliado por análises experimentais aplicadas em um chassi estrutural de um veículo semirreboque do tipo Carrega Tudo, projetado por uma empresa denominada Desenvolvedora, localizada na Região Sul do Brasil. A proposta do trabalho, contudo, é desenvolver um modelo numérico que se aproxime ao máximo do comportamento real do produto quando carregado. Os programas de simulação CAE comerciais utilizados neste trabalho são o ALTAIR Hypermesh® e OptiStruct®, devido à sua vasta utilização no ramo industrial, bem como pelo seu método de resolução se basear no Método de Elementos Fintos (MEF). Sabendo-se que os materiais utilizados neste projeto são classificados como dúcteis, busca-se estudar os modos de falha acerca destes, no que diz respeito a cargas estáticas. Em paralelo ao estudo de falhas mecânicas, analisa-se por critérios de engenharia, a estrutura do chassi em relação à natureza e origem das forças nele atuantes, bem como, as condições de contorno do chassi. Isto possibilita uma melhor adequação do modelo computacional em relação ao modelo real. Com o modelo computacional bem definido, simula-se, incialmente, uma análise modal, devido ao seu processamento ser muito mais rápido, a fim de calibrar-se a malha de maneira a evitar incongruências nos resultados finais. Com isso, utiliza-se o mesmo pré-processamento para as simulações envolvendo a condição de carregamento estático. Com o uso de transdutores, captam-se as variações de deformação e aceleração do chassi em unidade de tensão elétrica em função do carregamento nele imposto, que com um aparelho aquisitor compatível, converte-os para deformação no que diz respeito aos extensômetros, e aceleração em unidade de g no que tange aos acelerômetros. As informações adquiridas são, então, utilizadas como comparativo com os resultados provenientes da simulação numérica. Tal feito, garante uma simulação mais próxima da realidade, o que valida a qualidade da mesma. Por conseguinte, faz-se a interpretação dos resultados obtidos tanto na simulação numérica, quanto nos ensaios práticos, com base nas propriedades mecânicas dos materiais utilizados no projeto e comparam-se estes resultados com os reais. pt_BR
dc.format.extent 92 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.subject Simulação pt_BR
dc.subject MEF pt_BR
dc.subject Extensômetros pt_BR
dc.subject Acelerômetros pt_BR
dc.subject Carrega Tudo pt_BR
dc.title Estudo de cargas em um semirreboque carrega tudo utilizando métodos numéricos e análise experimental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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