Estudo de cargas em um semirreboque carrega tudo utilizando métodos numéricos e análise experimental

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Estudo de cargas em um semirreboque carrega tudo utilizando métodos numéricos e análise experimental

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Título: Estudo de cargas em um semirreboque carrega tudo utilizando métodos numéricos e análise experimental
Autor: Köhler, Leonardo Linshalm
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo voltado às simulações computacionais, auxiliado por análises experimentais aplicadas em um chassi estrutural de um veículo semirreboque do tipo Carrega Tudo, projetado por uma empresa denominada Desenvolvedora, localizada na Região Sul do Brasil. A proposta do trabalho, contudo, é desenvolver um modelo numérico que se aproxime ao máximo do comportamento real do produto quando carregado. Os programas de simulação CAE comerciais utilizados neste trabalho são o ALTAIR Hypermesh® e OptiStruct®, devido à sua vasta utilização no ramo industrial, bem como pelo seu método de resolução se basear no Método de Elementos Fintos (MEF). Sabendo-se que os materiais utilizados neste projeto são classificados como dúcteis, busca-se estudar os modos de falha acerca destes, no que diz respeito a cargas estáticas. Em paralelo ao estudo de falhas mecânicas, analisa-se por critérios de engenharia, a estrutura do chassi em relação à natureza e origem das forças nele atuantes, bem como, as condições de contorno do chassi. Isto possibilita uma melhor adequação do modelo computacional em relação ao modelo real. Com o modelo computacional bem definido, simula-se, incialmente, uma análise modal, devido ao seu processamento ser muito mais rápido, a fim de calibrar-se a malha de maneira a evitar incongruências nos resultados finais. Com isso, utiliza-se o mesmo pré-processamento para as simulações envolvendo a condição de carregamento estático. Com o uso de transdutores, captam-se as variações de deformação e aceleração do chassi em unidade de tensão elétrica em função do carregamento nele imposto, que com um aparelho aquisitor compatível, converte-os para deformação no que diz respeito aos extensômetros, e aceleração em unidade de g no que tange aos acelerômetros. As informações adquiridas são, então, utilizadas como comparativo com os resultados provenientes da simulação numérica. Tal feito, garante uma simulação mais próxima da realidade, o que valida a qualidade da mesma. Por conseguinte, faz-se a interpretação dos resultados obtidos tanto na simulação numérica, quanto nos ensaios práticos, com base nas propriedades mecânicas dos materiais utilizados no projeto e comparam-se estes resultados com os reais.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188241
Data: 2018-07-06


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