Title: | Alternativas para estabilização de um talude na região de Belo Horizonte, Minas Gerais |
Author: | Cidral, João Daniel Vanelli |
Abstract: |
Os acidentes causados pela instabilidade de encostas e taludes nas margens de rodovias são responsáveis por danos severos à sociedade, desde ameaças à vida de usuários, até a interrupção do fluxo de automóveis, suficientes para afetar de forma significativa a economia de uma região. Neste âmbito, uma quantia enorme de recursos financeiros é despendida de forma pouco controlada, sobretudo devido ao caráter de urgência requerido na solução destes problemas. Em grande parte dos casos, é comum a falta de critérios técnicos e econômicos na tomada de decisão, comprometendo a eficácia das soluções de contenção empregadas. Sendo assim, este trabalho propôs duas alternativas de estabilização para um talude localizado às margens de uma rodovia em Belo Horizonte, Minas Gerais: estrutura de contenção em gabião e grampeamento de solo com faceamento em tela metálica. A metodologia adotada segue as exigências para análises de estabilidade de encostas previstas pela ABNT na NBR 11682:2009. Ambas as soluções se mostraram viáveis tecnicamente para o estudo de caso, com um Fator de Segurança global mínimo igual a 1,514 para o muro de gabião e igual a 1,404 para o solo grampeado com faceamento em tela metálica. Quanto ao custo de implantação, estimou-se um valor de R$ 251.906,56 para o muro de gabião e de R$ 209.935,49 para o solo grampeado. A estimativa de custo levou em consideração os custos de material, mão de obra e equipamentos, seguindo os índices do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) da cidade de Belo Horizonte, em janeiro de 2018. The accidents caused by slope instability are responsible for severe damages to the society. Losses can be from users’ life threatening to vehicles flow interruption, wich is enough to significantly affect a region’s economy. In this context, an enormous amount of financial resources are spent in a poorly controlled way, mainly due to the urgency required in the solution of these kind of problems. In most cases, it is common the lack of technical and economic criteria in the decision-making, compromising the effectiveness of slope containment solution adopted. Thus, this work proposed two stabilization alternatives for a slope located on the banks of a highway in Belo Horizonte, Minas Gerais: gabion wall structure and soil nailing metal facing. The adopted methodology follows the requirements for slope stability analysis predicted by ABNT in NBR 11682:2009. Both solutions were technically feasible for the case study, with a minimum Global Safety Factor equal to 1,514 for the gabion wall and equal to 1,404 for the soil nailing. As execution costs, a value of R$ 251.906,56 the gabion wall and R$ 209.935,49 for the soil nailing system was estimated. The cost estimation took into account the costs of material, manpower and equipment, according to the indexes of SICRO of the city of Belo Horizonte, in January 2018. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188173 |
Date: | 2018-06-29 |
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TCC - João Cidral (Repositório).pdf | 5.186Mb |
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TCC - João Cidral - versão final (2018) |