dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pfützenreuter, Andréa Holz |
|
dc.contributor.author |
Richetti, Nicole |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-12T18:43:31Z |
|
dc.date.available |
2018-07-12T18:43:31Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188171 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável vêm tomando espaço em diversas áreas da sociedade. Uma delas é a indústria da construção civil, onde a responsabilidade dos engenheiros projetistas em implementar medidas à preservação dos recursos naturais na construção e operação de edifícios é latente e urgente. As certificações ambientais surgiram com intuito de contribuir para redução do impacto ambiental gerado pelos empreendimentos, desde as fases de projeto, construção, reformas e ampliação, operação e manutenção dessas edificações. Este trabalho realiza uma análise de critérios de sustentabilidade baseando-se na certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) para Operação e Manutenção de Empreendimentos Existentes no Terminal Aeroportuário Lauro Carneiro de Loyola de Joinville. Para realização de tal análise, foram selecionadas quatro dimensões do total de oito utilizadas pelo selo para avaliar e classificar os empreendimentos, por meio de práticas obrigatórias, pré-requisitos, e práticas recomendadas, créditos. Como resultados, conclui-se a obtenção de quatro pré-requisitos dos seis possíveis, e de nove pontos do máximo de cinquenta, sendo vinte pontos o mínimo necessário para obtenção da certificação. Em seguida, foram propostas ideias para que este Terminal venha a ser apto a receber o selo em nível Certificado e torne-se ambientalmente mais sustentável. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The discussions about sustainability and sustainable development have been taking place in several areas of society. One of them is the construction industry, where the responsability of design engineers to implemente measures to preserve natural resources in the construction and operation of buildings is latente and. The environmental certifications came with the intention of contributing to reduce the environmental impact generated by the projects, since the design, construction, remodeling and expansion, operation and maintenance phases of these buildings. This study performs an analysis of sustainability criteria based on the certification Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Operation and Maintenance at the Lauro Carneiro de Loyola Airport Terminal in Joinville. In order to carry out such analysis, four dimensions of the total of eight used by the certification were selected to evaluate and classify the projects, through required practices, prerequisites, and recommended practices, credits. As the results, it is concluded that four prerequisites are obtained from the six possible, and nine from the maximum of fifty, with twenty points being the minimum necessary to obtain the certification. Then, new ideas were proposed so this Terminal would be able to receive the certification in Certified level and become environmentally more sustainable. |
pt_BR |
dc.format.extent |
89 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Certificações Ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
LEED |
pt_BR |
dc.subject |
Terminais Aeroportuários |
pt_BR |
dc.title |
Estudo à aplicação do selo LEED O+M no Terminal Aeroportuário Lauro Carneiro de Loyola |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |