Proposta de formulação de misturas asfálticas do tipo BBDr e BBTM

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Title: Proposta de formulação de misturas asfálticas do tipo BBDr e BBTM
Author: Unisesky, Claudia Regina
Abstract: Este trabalho objetiva a verificação da viabilidade técnica das formulações propostas e suas respectivas condições de comportamento funcional de duas misturas asfálticas diferentes (BBDr e BBTM), a fim de garantir maior conforto e segurança em rodovias, principalmente em condições de chuva. A formulação dos granulares segue as recomendações do método francês (teórico), considerando-se a racionalidade em que é definida a curva granulométrica por esse método. Como referência para essa formulação, utilizou-se curvas aplicadas em obras públicas na França e na Bélgica, porém adaptando-as de acordo com as peneiras disponíveis no Brasil. O elevado teor de vazios presente nas misturas BBDr permite a captação, percolação e evacuação da água superficial do pavimento, por esse motivo chamado de pavimento drenante. O BBTM possui considerável teor de vazios presentes em sua formulação, sendo aplicado em camadas delgadas e com significativa rugosidade superficial, resultando em uma mistura que apresenta boa drenabilidade, ainda que em menor grau se comparada às misturas BBDr, em razão de apresentarem maior percentual de granulares finos em sua composição. A drenabilidade das duas misturas é expressa por meio de uma descontinuidade da formulação (gap) devido à fração de granulares ausentes. O uso de ligante asfáltico POLIFLEX 60/85 (ligante modificado por polímero SBS) tem função de aumentar a resistência das misturas asfálticas em relação às deformações permanentes causadas pela solicitação dinâmica do tráfego. Para aferição das propriedades dos materiais utilizados e analises das formulações propostas, foram realizados estudos sobre a caracterização dos granulares e ligante asfáltico, e ensaios laboratoriais para a moldagem dos corpos de prova a partir da metodologia Marshall, que foram submetidos a ensaios como permeabilidade, mancha de areia e cántabro.This work aims to verify the technical feasibility of the proposed formulations and their respective performance conditions of two different asphalt mixtures (BBDr and BBTM), in order to guarantee greater comfort and safety on highways, especially in rainy conditions. The formulation of granules follows the recommendations of the French (theoretical) method, considering the rationality in which the granulometric curve is defined by this method. As a reference for this formulation, curves applied in public works in France and Belgium were used, but adapted according to the sieves available in Brazil. The high voids present in the BBDr mixtures allows the capture, percolation and evacuation of surface water from the paving, which is why it is called a drainage paving. BBTM has a considerable content of voids present in its formulation, being applied in thin layers and with significant surface roughness, resulting in a mixture that shows good drainage, although minor when compared to the BBDr mixtures, because they present a higher percentage of fine granular in its composition. The drainage of the two mixtures is expressed through a gap discontinuation due to the fraction of absent granular ones. The use of asphalt binder POLIFLEX 60/85 (polymer modified binder SBS) has the function of increasing the resistance of the asphalt mixtures in relation to the permanent deformations caused by the dynamic load from the traffic. In order to evaluate the properties of proposed materials and formulations, several tests were carried out on the characterization of used granular and asphalt binders, beyond laboratory tests for the specimens molding according the Marshall methodology, which were submitted to tests such as permeability, stain of sand and cántabro.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188169
Date: 2018-07-06


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