Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.author Marques, Josiane Acácia de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-07-05T00:49:15Z
dc.date.available 2018-07-05T00:49:15Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MARQUES, Josiane Acácia de Oliveira. Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960). 2018. 167f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187736
dc.description Tese de Doutorado - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Orientadora: Profa. Dra. Ingrid Hötte Ambrogi pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação que buscou compreender como foi construído nas orientações interpretadas nas obras do autor português Faria de Vasconcelos, um discurso científico para o ensino de aritmética e como tal discurso foi apropriado em manuais pedagógicos brasileiros e traduções estrangeiras que circularam no Brasil, orientando as práticas pedagógicas dos professores primários de 1930 a 1960. Para a escrita desta tese, além de manuais pedagógicos, lançamos mão de outras fontes documentais como periódicos e programas de ensino vigentes na época. A análise foi feita sob a ótica da história cultural valendo-se dos estudos dos autores Michel de Certeau (2011b) sobre circulação, estratégias e táticas, e Roger Chartier (1990) sobre apropriação e representação. As orientações versadas nos manuais pedagógicos para o ensino de aritmética - Como se ensina aritmética: didática (1933) e Como se ensina a raciocinar em aritmética: psicologia experimental e didática (1934) – estavam apoiadas em dois pilares: o estudo científico da criança e o conhecimento psicológico da disciplina. Esta seria a prescrição, de acordo com o autor luso para se obter êxito no ensino de aritmética. Este discurso científico instruía os professores e estudantes de escola normal a se inteirar dos estudos da psicologia experimental do momento, antes de ensinar quaisquer saberes, inclusive os saberes aritméticos. Os estudos científicos sobre a criança defendidos por Faria de Vasconcelos, compreendiam os estudos psicológicos e fisiológicos dos alunos, considerando a idade ideal para a aprendizagem, o nível de maturidade para o ensino de operações aritméticas, as capacidades mentais e o raciocínio. O conhecimento psicológico da disciplina compreendia ajustar as técnicas de ensino a necessidade individual da criança. Assim, para o ensino e a aprendizagem de aritmética era necessário o professor fazer uso de instrumentos da Pedagogia Científica, como a aplicação do método de testes com o intuito de mensurar o conhecimento da criança, diagnosticar as causas dos erros cometidos pelos alunos e professores. Em posse dessas informações o professor poderia reparar tais erros com o emprego de métodos/técnicas de ensino previamente experimentadas. Faria de Vasconcelos incentivava em seus manuais que a escola se tornasse um laboratório de experimentação científica com o intuito da renovação do ensino, proposição advinda do ideário da Escola Nova. As orientações apresentadas nas obras de Vasconcelos circularam entre os professores do curso primário por meio de apropriações feitas por outros autores de manuais pedagógicos, sendo incorporadas na cultura escolar brasileira. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de aritmética pt_BR
dc.subject Pedagogia científica pt_BR
dc.subject Manuais pedagógicos pt_BR
dc.subject Faria de Vasconcelos pt_BR
dc.subject Método de testes pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Tese Josiane Marques_2018.pdf 2.532Mb PDF Visualizar/Abrir Tese Josiane

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar