A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais

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A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais

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dc.contributor.author BUZAR, Edeilce Aparecida Santos
dc.date.accessioned 2018-07-04T20:25:59Z
dc.date.available 2018-07-04T20:25:59Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation BUZAR, Edeilce Aparecida Santos. A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal de Brasília. 2009. Orientadora: Dra. Celeste Azulay Kelman pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187731
dc.description.abstract A presente pesquisa discorre sobre a singularidade visuo-espacial o sujeito surdo e suas implicações no contexto educacional. A pesquisa tem como objetivo compreender os processos de desenvolvimento do sujeito surdo, da mente, o que se refere aos aspectos aprendizagem, a partir de sua especificidade visuo-espacial. Assim, analisamos as singularidades que permeiam o processo educacional destes alunos, dominando as metodologias que apoiam seu aprendizado. A intenção é perceber como são tratadas as experiências visuais parciais dos alunos surdos no que diz respeito às estratégias pedagógicas utilizadas os participantes são alunos e professores de uma escola pública de Brasília/DF do Ensino Fundamental/Séries Iniciais, perfazendo um total de cinco professores, catorze educandos surdos e quarenta e cinco educandos ouvintes. Esse estudo fundamenta-se em parte do referencial de Lev Semenovitch Vigotski, especificamente no que ficou conhecido como estudos da Defectologia e suas relações com o campo da surdez. Parte das categorias de compensação e caminhões de rodeio, desenvolvidas por ele, assim como, do referencial teórico da área de surdez e suas contribuições para nosso olhar. Este trabalho encontra-se apoio em uma Epistemologia Qualitativa e utiliza a Análise Microgenética no processamento das informações obtidas no estudo empírico. Os resultados apontaram para a singularidade visuo-espacial dos educandos surdos como fruto de seu mecanismo compensatório e a necessidade de um trabalho pedagógico de qualidade, e visualmente ancorado nos caminhos de rodeio construídos pelos educandos surdos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher UnB pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Singularidade visuo-espacial pt_BR
dc.subject Compensação pt_BR
dc.subject Caminhos de rodeio pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.title A singularidade visuo-espacial do sujeito surdo: implicações educacionais pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


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BUZAR Edeilce A ... 2009 (dissertação) UNB.pdf 753.2Kb PDF Visualizar/Abrir

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